Do “golpe” à universidade: análise de uma polêmica discursiva entre dois campos
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2018.237619Abstract
Baseado no quadro teórico-metodológico de Análise do Discurso postulado por Maingueneau, proponho análise de uma polêmica em torno do “papel da universidade”, estabelecida entre a Universidade de Brasília e o Ministério da Educação. Trata-se de uma polêmica entre discursos de dois campos: acadêmico e político-administrativo. Para a análise considerei, especialmente, os conceitos de polêmica e competência discursiva. Pude demonstrar o processo de interincompreensão generalizada instaurado entre os posicionamentos considerados e pude descrever a grade semântica desses posicionamentos. Verifiquei que é o campo legislativo que se mostra como o “neutro” e responsável pelas convergências entre os dois posicionamentos.References
BRASIL. Projeto de Lei n. 867 de 26 de mar. de 2015. Escola sem partido. Brasília, DF, 2015. Disponível em: <https://bit.ly/1K2hF0B> - acesso em: 18/06/2018.
______. Lei de Diretrizes e Bases 9.394 de 20 de dez. de 1996. Brasília, DF, 1996. Disponível em: <https://bit.ly/2qDJHgk> - acesso em: 18/06/2018.
CHOMSKY, Noam. Aspectos da teoria da sintaxe. Tradução de Meireles e Raposo. Coimbra: Edições Almedina, 1975. 372 p.
FERNANDES, Cleudemar. Alves. Fazer sangrar... violênica “metafórica” em tramas discursivas. In: ______. (org.) A violência na contemporaneidade: do simbólico ao letal (Coleção Entrediscursos). São Paulo: Intermeios, 2017.
GÓIS, Fábio. Ministério da Educação prepara ação para barrar curso sobre “golpe de 2016” anunciado pela UnB. (Reportagem) In: Congresso em foco. Disponível em: <https://bit.ly/2ubVQu4> – acesso em 12/06/2018.
MAINGUENEAU, Dominique. Gênese dos discursos. Tradução de Sírio Possenti. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. 184p.
POSSENTI, Sírio. Questões para analistas do discurso. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. 183 p.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Breno Rafael Martins Parreira Rodrigues Rezende

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish with Revista Investigações agree to the following terms:
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
You are free to:
Share — copy and redistribute the material in any medium or format for any purpose, even commercially.
Adapt — remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the license terms.
Under the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit , provide a link to the license, and indicate if changes were made . You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.