Do “golpe” à universidade: análise de uma polêmica discursiva entre dois campos
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2018.237619Abstract
Baseado no quadro teórico-metodológico de Análise do Discurso postulado por Maingueneau, proponho análise de uma polêmica em torno do “papel da universidade”, estabelecida entre a Universidade de Brasília e o Ministério da Educação. Trata-se de uma polêmica entre discursos de dois campos: acadêmico e político-administrativo. Para a análise considerei, especialmente, os conceitos de polêmica e competência discursiva. Pude demonstrar o processo de interincompreensão generalizada instaurado entre os posicionamentos considerados e pude descrever a grade semântica desses posicionamentos. Verifiquei que é o campo legislativo que se mostra como o “neutro” e responsável pelas convergências entre os dois posicionamentos.Riferimenti bibliografici
BRASIL. Projeto de Lei n. 867 de 26 de mar. de 2015. Escola sem partido. Brasília, DF, 2015. Disponível em: <https://bit.ly/1K2hF0B> - acesso em: 18/06/2018.
______. Lei de Diretrizes e Bases 9.394 de 20 de dez. de 1996. Brasília, DF, 1996. Disponível em: <https://bit.ly/2qDJHgk> - acesso em: 18/06/2018.
CHOMSKY, Noam. Aspectos da teoria da sintaxe. Tradução de Meireles e Raposo. Coimbra: Edições Almedina, 1975. 372 p.
FERNANDES, Cleudemar. Alves. Fazer sangrar... violênica “metafórica” em tramas discursivas. In: ______. (org.) A violência na contemporaneidade: do simbólico ao letal (Coleção Entrediscursos). São Paulo: Intermeios, 2017.
GÓIS, Fábio. Ministério da Educação prepara ação para barrar curso sobre “golpe de 2016” anunciado pela UnB. (Reportagem) In: Congresso em foco. Disponível em: <https://bit.ly/2ubVQu4> – acesso em 12/06/2018.
MAINGUENEAU, Dominique. Gênese dos discursos. Tradução de Sírio Possenti. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. 184p.
POSSENTI, Sírio. Questões para analistas do discurso. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. 183 p.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2018 Breno Rafael Martins Parreira Rodrigues Rezende

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.