Do “golpe” à universidade: análise de uma polêmica discursiva entre dois campos
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2018.237619Resumen
Baseado no quadro teórico-metodológico de Análise do Discurso postulado por Maingueneau, proponho análise de uma polêmica em torno do “papel da universidade”, estabelecida entre a Universidade de Brasília e o Ministério da Educação. Trata-se de uma polêmica entre discursos de dois campos: acadêmico e político-administrativo. Para a análise considerei, especialmente, os conceitos de polêmica e competência discursiva. Pude demonstrar o processo de interincompreensão generalizada instaurado entre os posicionamentos considerados e pude descrever a grade semântica desses posicionamentos. Verifiquei que é o campo legislativo que se mostra como o “neutro” e responsável pelas convergências entre os dois posicionamentos.Citas
BRASIL. Projeto de Lei n. 867 de 26 de mar. de 2015. Escola sem partido. Brasília, DF, 2015. Disponível em: <https://bit.ly/1K2hF0B> - acesso em: 18/06/2018.
______. Lei de Diretrizes e Bases 9.394 de 20 de dez. de 1996. Brasília, DF, 1996. Disponível em: <https://bit.ly/2qDJHgk> - acesso em: 18/06/2018.
CHOMSKY, Noam. Aspectos da teoria da sintaxe. Tradução de Meireles e Raposo. Coimbra: Edições Almedina, 1975. 372 p.
FERNANDES, Cleudemar. Alves. Fazer sangrar... violênica “metafórica” em tramas discursivas. In: ______. (org.) A violência na contemporaneidade: do simbólico ao letal (Coleção Entrediscursos). São Paulo: Intermeios, 2017.
GÓIS, Fábio. Ministério da Educação prepara ação para barrar curso sobre “golpe de 2016” anunciado pela UnB. (Reportagem) In: Congresso em foco. Disponível em: <https://bit.ly/2ubVQu4> – acesso em 12/06/2018.
MAINGUENEAU, Dominique. Gênese dos discursos. Tradução de Sírio Possenti. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. 184p.
POSSENTI, Sírio. Questões para analistas do discurso. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. 183 p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Breno Rafael Martins Parreira Rodrigues Rezende

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.