Língua e identidade portiguara

Autores/as

  • Hellen Cristina Picanço Simas Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Regina Celi Mendes Pereira Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Resumen

Este trabalho apresenta e discute as concepções sobre identidade indígena, tendo comoquestionamento central a vinculação entre o uso efetivo da língua e a manutençãodessa identidade. Respaldando-nos em textos de Maher (1998), Munduruku (2000)e Souza (2004), entendemos que são as práticas discursivas em qualquer língua quedeterminam o ser índio ou não-índio e não a sua forma de vestir, cor da pele, texturado cabelo ou modo de vida. É pelas práticas discursivas que o sujeito se constrói econstrói o outro, estabelecendo nessas interações sua identidade e fronteiras entreo eu e o outro.

Biografía del autor/a

Hellen Cristina Picanço Simas, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutoranda - UFPB

Regina Celi Mendes Pereira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Citas

CAVALCANTI, M. C.; CÉSAR, A. L. 2005. Do singular para o multifacetado: o conceito de língua como caleidoscópio. In: DIONISO, A. P; MACHADO, R. M; BEZERRA, M. A. Gêneros Textuais e Ensino. 4 ed. Rio de Janeiro: Lucerna.

LOPES, M. Discurso e Identidade. Campinas: Mercado das Letras.

MAHER, T. M. 1998. Sendo Índio em Português. In: SIGNORINI, I. (Org).

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MUNDURUKU, Daniel. 2000. O banquete dos deuses. São Paulo: Angra.

SOUZA, A. S. D. 2004. Identidade, Educação Escolar Indígena e bilinguismo na Aldeia Munduruku. (dissertação de mestrado). Amazonas: Manaus.

RIBEIRO, D. 1995. O povo brasileiro. 2. ed. 3. reimp. São Paulo: Companhia das Letras.

Publicado

2009-11-15

Cómo citar

Simas, H. C. P., & Pereira, R. C. M. (2009). Língua e identidade portiguara. Revista Investigações, 22(2), 89–110. Recuperado a partir de https://periodicos.ufpe.br/revistas/INV/article/view/1352

Número

Sección

Artigo - Linguística (seção livre)

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