Nomeação e exposição midiática
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2022.253485Palabras clave:
antroponimia, medios de comunicación, sociontroponomástica.Resumen
Este estudio se encuadra en el campo de la onomástica y pretende contribuir a la investigación de las motivaciones para la elección de los nombres de persona. Se busca analizar la relación entre los medios y las elecciones del nominador. Para ello, fueron seleccionados seis primeros nombres de personajes célebres y comparados con datos del IBGE, con el fin de verificar coincidencias en la frecuencia de esos nombres. Este estudio busca develar la posible percepción del nominador en relación al antropónimo a partir de los aspectos socioculturales observados y es de carácter cualitativo. La investigación confirma la hipótesis de que existe una relación entre la exposición mediática y la motivación antroponímica.Citas
AGUIAR, Ronaldo Conde. Almanaque da Rádio Nacional. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2007.
AMARAL, Eduardo Tadeu Roque. SEIDE, Márcia Sipavicius. Nomes próprios de pessoas: introdução à antroponímia brasileira. São Paulo: Blucher, 2020.
ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
CABRAL, Sérgio. A rádio nacional. Revista Textos do Brasil, n°. 11, p. 85-89, 2005.
CALABRE, Lia. A era do rádio. Rio de Janeiro: Jorge Zaar Ed., 2002.
CARVALHINHOS, Patrícia de Jesus. As origens dos nomes de pessoas. Domínios
de Lingu@gem, Uberlândia, v.1, n. 1, 2007.
CORACINI, Maria. José. A celebração do outro: arquivo, memória e identidade: línguas (materna e estrangeira), plurilinguismo e tradução. Campinas: Mercado de Letras, 2007.
DICK, Maria Vicentina Paula. Amaral. Toponímia e antroponímia no Brasil. São Paulo: Coletânea de Estudos, 1990.
GUEDES, Simone Lahud. O Salvador da Pátria: Considerações em torno da imagem do jogador Romário na Copa do Mundo de 1994. Pesquisa de campo – Revista do Núcleo de Sociologia do Futebol, Rio de Janeiro, n. 1, p. 23-41,1995.
GUÉRIOS, Rosário Farâni Mansur. Dicionário etimológico de nomes e sobrenomes. São Paulo: Editora do Brasil, 1949.
HAMBURGER, Esther. O Brasil antenado: a sociedade da novela. Rio de Janeiro: Jorge Zaar Ed., 2005.
HJARVARD, Stig. Miditiazação: teorizando a mídia como agente de mudança social e cultural. Matrizes, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 53-91, 2012.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: <https://censo2010.ibge.gov.br/nomes/#/search>. Acesso em: 19 abr. 2021
LOPES, M. I. V. Telenovela brasileira: uma narrativa sobre a nação. Revista Comunicação & Educação, São Paulo, v. 1, n. 26, p. 17-34, 2003.
MARTINS, Rafael Barbosa Fialho. Sílvio Santos no rádio: uma história a ser contada. Revista brasileira de história da mídia, [s. l.], v. 6, n. 2, p. 171-186, 2017.
MATOS, Cláudia Neiva. CAMP? CAUBY! Entre o conceito e o encanto. Matraga, Rio de janeiro, v. 27, n. 49, p. 156-188, 2020.
MIRA, Maria Celeste. Circo Eletrônico: Sílvio Santos e o SBT. São Paulo: Loyola, 1994.
MURAD, Maurício. Um ícone chamado Pelé. Caravelle, n° 98, p. 1871-182, 2012. Disponível em: <https://journals.openedition.org/caravelle/1226>. Acesso em: 29 abr. 2021.
SAVENHAGO, Igor José Siquieri. Futebol na TV: evolução tecnológica e linguagem de espetáculo. Verso e Reverso, São Paulo, n. 15, p. 22-31, 2011.
SEIDE, Márcia Sipavicius. Métodos de pesquisa em Antroponomástica. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 10, p. 1146-1171, 2016.
SEIDE, Márcia Sipavicius. Motivações contemporâneas para a escolha do antropônimo. EntreLetras, Araguaína, v. 4, n.2, p. 90-101, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Lidiane Silva Araújo Guimarães, Vanessa Regina Duarte Xavier

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.