Nomeação e exposição midiática

Autori

DOI:

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2022.253485

Parole chiave:

antroponímia, mídia, sócioantroponomástica.

Abstract

Este estudo se enquadra no campo da Onomástica e objetiva contribuir com a investigação acerca das motivações para a escolha dos nomes pessoais. Busca-se analisar a relação entre a mídia e as escolhas do nomeador. Para isso, foram selecionados seis prenomes de celebridades e compararam-se com dados do IBGE, a fim de averiguar coincidências na frequência desses nomes. Este estudo busca revelar a possível percepção do nomeador em relação ao antropônimo a partir dos aspectos socioculturais observados e é de caráter qualiqualitativo. A pesquisa permite confirmar a hipótese de que há relação entre a exposição midiática e a motivação antroponímica.

Biografie autore

Lidiane Silva Araújo Guimarães, Universidade Federal de Catalão

Doutoranda em Estudos da Linguagem.

Vanessa Regina Duarte Xavier, Universidade Federal de Catalão

 Professora Doutora (Instituto de Estudos da Linguagem)

Riferimenti bibliografici

AGUIAR, Ronaldo Conde. Almanaque da Rádio Nacional. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2007.

AMARAL, Eduardo Tadeu Roque. SEIDE, Márcia Sipavicius. Nomes próprios de pessoas: introdução à antroponímia brasileira. São Paulo: Blucher, 2020.

ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

CABRAL, Sérgio. A rádio nacional. Revista Textos do Brasil, n°. 11, p. 85-89, 2005.

CALABRE, Lia. A era do rádio. Rio de Janeiro: Jorge Zaar Ed., 2002.

CARVALHINHOS, Patrícia de Jesus. As origens dos nomes de pessoas. Domínios

de Lingu@gem, Uberlândia, v.1, n. 1, 2007.

CORACINI, Maria. José. A celebração do outro: arquivo, memória e identidade: línguas (materna e estrangeira), plurilinguismo e tradução. Campinas: Mercado de Letras, 2007.

DICK, Maria Vicentina Paula. Amaral. Toponímia e antroponímia no Brasil. São Paulo: Coletânea de Estudos, 1990.

GUEDES, Simone Lahud. O Salvador da Pátria: Considerações em torno da imagem do jogador Romário na Copa do Mundo de 1994. Pesquisa de campo – Revista do Núcleo de Sociologia do Futebol, Rio de Janeiro, n. 1, p. 23-41,1995.

GUÉRIOS, Rosário Farâni Mansur. Dicionário etimológico de nomes e sobrenomes. São Paulo: Editora do Brasil, 1949.

HAMBURGER, Esther. O Brasil antenado: a sociedade da novela. Rio de Janeiro: Jorge Zaar Ed., 2005.

HJARVARD, Stig. Miditiazação: teorizando a mídia como agente de mudança social e cultural. Matrizes, [s. l.], v. 5, n. 2, p. 53-91, 2012.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: <https://censo2010.ibge.gov.br/nomes/#/search>. Acesso em: 19 abr. 2021

LOPES, M. I. V. Telenovela brasileira: uma narrativa sobre a nação. Revista Comunicação & Educação, São Paulo, v. 1, n. 26, p. 17-34, 2003.

MARTINS, Rafael Barbosa Fialho. Sílvio Santos no rádio: uma história a ser contada. Revista brasileira de história da mídia, [s. l.], v. 6, n. 2, p. 171-186, 2017.

MATOS, Cláudia Neiva. CAMP? CAUBY! Entre o conceito e o encanto. Matraga, Rio de janeiro, v. 27, n. 49, p. 156-188, 2020.

MIRA, Maria Celeste. Circo Eletrônico: Sílvio Santos e o SBT. São Paulo: Loyola, 1994.

MURAD, Maurício. Um ícone chamado Pelé. Caravelle, n° 98, p. 1871-182, 2012. Disponível em: <https://journals.openedition.org/caravelle/1226>. Acesso em: 29 abr. 2021.

SAVENHAGO, Igor José Siquieri. Futebol na TV: evolução tecnológica e linguagem de espetáculo. Verso e Reverso, São Paulo, n. 15, p. 22-31, 2011.

SEIDE, Márcia Sipavicius. Métodos de pesquisa em Antroponomástica. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 10, p. 1146-1171, 2016.

SEIDE, Márcia Sipavicius. Motivações contemporâneas para a escolha do antropônimo. EntreLetras, Araguaína, v. 4, n.2, p. 90-101, 2013.

Pubblicato

2022-12-28

Come citare

Guimarães, L. S. A., & Xavier, V. R. D. (2022). Nomeação e exposição midiática. Revista Investigações, 35(2). https://doi.org/10.51359/2175-294x.2022.253485

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Tecnologias e mídias: discursividades e(m) disputa(s)

Articoli simili

1 2 3 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.