Consequências da Covid-19 na educação brasileira: análise discursiva de tweets do movimento “adia Enem”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2020.247138

Palavras-chave:

#AdiaEnem, coronavírus, escolas públicas.

Resumo

Este artigo visa analisar a hashtag #AdiaEnem em tweets reverberados nesta mídia social, de modo a nos dar elementos para compreender o contexto socioeducacional brasileiro durante o período da pandemia da Covid-19. O referido movimento teve como pauta o adiamento das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, cujo calendário foi alterado após o fechamento das escolas públicas, ao seguir as recomendações dos órgãos de saúde. Este artigo se subsidia pelo método arqueogeneológico de Michel Foucault, com análises que possibilitaram-nos inferir o desprezo do governo atual pelos estudantes mais pobres, afetados diretamente pela interrupção das aulas.

Biografia do Autor

Joseeldo da Silva Júnior, Universidade Federal da Paraíba

Mestre em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduado em Letras - Português pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Interessa-se por estudos no campo da Análise do Discurso de linha francesa, sobretudo os estudos foucaultianos. Membro do Circulo de Discussões em Análise do Discurso (CIDADI). Pesquisa sobre discurso, mídia, sexualidade e relações de poder.

Ângela Paula Nunes Ferreira, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em Linguística, área de concentração: Linguística e práticas sociais, linha de pesquisa: Discurso e sociedade, pela Universidade Federal da Paraíba. (2018-atual) Mestra em Letras pela Universidade Federal da Paraíba.(2013) Graduada em Letras-Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Campina Grande.(2008) Graduada em Letras-Língua Espanhola pela Universidade Estadual da Paraíba (2017) Graduada em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba.(2006) Especialista em Direito Constitucional pela Universidade Estadual da Paraíba.(2011) Especialista em Ciências Penais pela Faculdade Anhanguera.(2008) Professora da Educação Básica 3, da disciplina Língua Portuguesa e Literatura brasileira do Estado da Paraíba.(2012-atual) Professora do Centro de Educação Superior Reinaldo Ramos-CESREI.(2015-atual)

Regina Baracuhy, Universidade Federal da Paraíba

Possui Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP, Campus de Araraquara (2004); Graduação em Licenciatura Plena em Letras (1987), com Habilitação em Língua Vernácula e Língua Inglesa; Especialização (1988) e Mestrado em Língua Portuguesa na UFPB (1994). Atualmente é professora Associado Nível IV da Universidade Federal da Paraíba, onde ministra disciplinas e orienta pesquisas em nível de Graduação no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV) e no Programa de Pós-graduação em Linguística (PROLING). Adota, como aporte teórico-metodológico de suas pesquisas, os pressupostos da área de Análise do Discurso - AD, com base nas contribuições de Michel Foucault. Trabalha com temas que envolvem questões relacionadas ao discurso, sujeito e poder na mídia digital e impressa e em espaços urbanos. É autora de artigos e organizadora de livros na área de Análise do Discurso, tais como: Cartografias Discursivas (2018), Práticas Discursivas Contemporâneas: Corpo, Memória e Subjetividade (2011) e Práticas Discursivas Contemporâneas 2: Corpo, Identidade e Mídia. (2012). Também é Líder do Grupo de Pesquisa CIDADI - Círculo de Discussões em Análise do Discurso (CNPQ).

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Publicado

29-12-2020

Como Citar

Silva Júnior, J. da, Ferreira, Ângela P. N., & Baracuhy, R. (2020). Consequências da Covid-19 na educação brasileira: análise discursiva de tweets do movimento “adia Enem”. Revista Investigações, 33(2). https://doi.org/10.51359/2175-294x.2020.247138

Edição

Seção

Artigo - Linguística (seção livre)

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