Problematização das discursividades sobre a cidadania em dicionários escolares do ensino médio de Língua Portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2022.254415

Palavras-chave:

cidadania, cidadão, dicionário, discursividade.

Resumo

Este estudo tem como finalidade analisar os posicionamentos discursivos na materialidade de quatro dicionários escolares – que foram selecionados e avaliados pelo PNLD Dicionários 2012 e distribuídos em escolas públicas de nível médio –, problematizar as discursividades pré-construídas e verificar como as possíveis leituras podem influenciar a formação cidadã. Através das análises, verificou-se que na definição dos verbetes cidadão e cidadania há predominância de discurso jurídico. Desse modo, concluiu-se que, no recorte analisado, a definição de cidadania e cidadão está inscrita em uma discursividade atrelada ao capital e ao Estado, silenciando as liberdades substantivas do sujeito de mudar a realidade.

Biografia do Autor

Laiza Rodrigues Oliveira, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Professora do curso de Letras da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da UFNT.

João de Deus Leite, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).

Professor do curso de Letras, do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura e do ProfLetras da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).

Ana Claudia Castiglioni, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Professora do curso de Letras, do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura e do ProfLeras da Universidade Federal do Norte do Tocantins.

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Publicado

28-12-2022

Como Citar

Oliveira, L. R., Leite, J. de D., & Castiglioni, A. C. (2022). Problematização das discursividades sobre a cidadania em dicionários escolares do ensino médio de Língua Portuguesa. Revista Investigações, 35(2). https://doi.org/10.51359/2175-294x.2022.254415

Edição

Seção

Artigo - Linguística (seção livre)

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