O estatuto sociocognitivo do contexto na orientação argumentativa das práticas referenciais

Auteurs

  • Edwiges Maria Morato Universidade Estadual de Campinas / CNPq

Résumé

Este texto tem o objetivo de discutir o estatuto do contexto na compreensão da orientação argumentativa das práticas referenciais de pessoas afásicas que apresentam alterações em sua capacidade de realizar operações metalingüísticas. Com base na descrição dos movimentos realizados pelos sujeitos no decurso de um episódio interativo com vistas à construção e à negociação do sentido de uma determinada expressão idiomática, procuramos entrever e analisar dois aspectos do percurso (e do papel) sociocognitivo do contexto: incorporação e emergência (cf. Hanks 2008).

Biographie de l'auteur

Edwiges Maria Morato, Universidade Estadual de Campinas / CNPq

Pesquisadora do CNPq e membro do GT “Lingüística e Cognição”, da ANPOLL, é professora do Departamento de Lingüística da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

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Publiée

2008-11-19

Comment citer

Morato, E. M. (2008). O estatuto sociocognitivo do contexto na orientação argumentativa das práticas referenciais. Revista Investigações, 21(2), 81–97. Consulté à l’adresse https://periodicos.ufpe.br/revistas/INV/article/view/1445

Numéro

Rubrique

Artigo - Linguística (seção livre)