O Discurso Sobre Práticas Democráticas em EAD
Résumé
Uma afirmação constante entre analistas do discurso pedagógico é a de que as aulas virtuais envolvem práticas mais democráticas que as aulas presenciais. Este trabalho busca discutir tal afirmação, baseando-se em dados de duas diferentes formas de interações pedagógicas pela internet: aula chat e interação pedagógica por e-mail.
Références
AMARO, R. R. (s/d). A exclusão social hoje. Disponível em
www.triplov.com/ista/cadernos/cad_09/amaro.html. Data de acesso: 08/2006.
AOKI, K. 1995. Synchronous multi-users textual communication in international tele-collaboration. Disponível em http://www.firstmonday,dk/issues/issue2_11/Murphy. Data de acesso: 08/2006.
BARROS, K. S. M.; CRESCITELLI, M. F. C. 2007. Mídia Digital: Análise
Crítica do Discurso Eletrônico no Contexto Educacional. Comunicação apresentada no II Simpósio Internacional de Análise Crítica do Discurso, na Sessão Coordenada sobre Mídia: Análise Crítica de seus Discursos. São Paulo, USP — 08 a 10.08.07.
BELLONI, M. L. 1999. Educação a Distância. Campinas: Autores Associados.
CASTELLS, M. 2003. Internet e sociedade em rede. In: D. MORAES. Por
uma outra comunicação. RJ, Record, p. 255-288.
CETIC. 2007. 2a Pesquisa sobre o uso das Tecnologias da Informação e
da Comunicação no Brasil – ano 2006. Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação. Disponível em http://www.cetic.br. Data de acesso: 08/2007.
GOODIN, R. 1996. Inclusion and exclusion. Disponível em
www.brown.edu/Departments/Philosophy/homepages/estlund/goodin_review.pdf. Data de acesso: 08/2006.
LÉVY, P. 2003 [1a ed. 1999]. Cibercultura. São Paulo: Editora 34.
PAIVA, V. L. M. O. 2001. A sala de aula tradicional X a sala de aula virtual. In: Anais do Congresso da Associação de Professores de Língua Inglesa do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte, p. 129-145. Disponível também em http://www.veramenezes.com/textos.htm. Data de acesso: 06/2007.
SELFE, C. (s/d). Redefining literacy: the multilayered grammars of computers. Disponível em http://www.hu.mtu.edu/~cyselfe/texts/redefine.html. Data de acesso:
/2006.
SELFE, C.; SELFE JR., R. (s/d,). The Politics of the Interface: power and its exercise in electronic contact zones. Disponível em http://www.hu.mtu.edu/~cyselfe/texts/politics.html. Data de acesso:08/2006.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Kazue Saito Monteiro de Barros, Mercedes Fátima de Canha Crescitelli Fátima de Canha Crescitelli 2007

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.