Nota Restritiva
Abstract
RESUMO: Partindo de leitura atenta do ensaio “Nacional por subtração”, do crítico Roberto Schwarz, este artigo analisa a permanência da marca cultural do característico sinal de menos, exposto no ensaio do crítico, na produção de escritores e intelectuais brasileiros. A análise destaca como a cultura do nacionalismo literário, a partir do ajustamento cultural e intelectual, é base determinante para os intelectuais brasileiros pensarem os problemas de produção cultural no Brasil, cientes de que estão por trás de um problema de deficiência material, institucional e cultural.
Riferimenti bibliografici
ALMEIDA, J. de. Pressupostos, salvo engano, dos pressupostos, salvo engano. In: CEVASCO, M. E. e OHATA, M. (Org.) Um crítico na periferia do capitalismo: reflexões sobre a obra de Roberto Schwarz. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. P. 44-53.
ANDRADE, O. de. Carta a Monteiro Lobato. Ponta de lança. São Paulo: Editora Globo, 2000. P. 49-56.
ASSIS, M. de. A nova geração. Obra completa: Rio de Janeiro, 1959, v. 3.
CANDIDO, A. Sobre Roberto Schwarz. In: CEVASCO, M. E. e OHATA, M. (Org.) Um crítico na periferia do capitalismo: reflexões sobre a obra de Roberto Schwarz. São Paulo: Companhia das Letras, 2007. P. 13-17.
______. Textos de intervenção. Seleção, apresentação e notas de Vinicius Dantas. São Paulo: Livraria Duas Cidades/Editora 34, 2002. 389p.
FAUSTO, B. A intimidade de uma nação. Prestígio das “histórias da vida privada” indica o declínio da vida pública no Ocidente. Folha de São Paulo, São Paulo, 1, junho, 1997, Caderno Mais, p. 10.
FROTA, L. C. (Org.). Carlos e Mário. Correspondência de Carlos Drummond de Andrade e Mário de Andrade. Prefácio e notas de Carlos Drummond de Andrade e Silviano Santiago. Rio de Janeiro: Bem-Te-Vi Produções Literárias Ltda., 2002.
SCHWARZ, R. Conversa sobre “Duas meninas”. Sequências brasileiras. Ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. P. 227-238.
______. Nacional por Subtração. Que horas são? São Paulo: Companhia das Letras, 1987. P. 35-36.
______. Um crítico na periferia do capitalismo. Pesquisa Fapesp. Nº. 98. São Paulo, abril de 2004. P. 12-19. Entrevista concedida a Luiz Henrique Lopes dos Santos e Mariluce Moura.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2016 Márcio Freire

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.