O espírito da intimidade, o amor e a vivência d’A menor mulher do mundo: entre Sobonfu Somé e Clarice Lispector

Autori

DOI:

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2022.254270

Parole chiave:

A menor mulher do mundo, Clarice Lispector, Sobonfu Somé.

Abstract

Diante de uma sociedade estruturalmente patriarcal e racista, deseja-se realizar uma leitura que coloque em perspectiva O espírito da intimidade, de SobonfuSomé, e o conto A menor mulher do mundo, de Clarice Lispector, evidenciando as divergências entre Ocidente e Oriente. No conto, a personagem é vista pelos ocidentais de forma racista, devido à visão eurocêntrica que compõe a estrutura social e a visão social dos indivíduos. Assim, o objetivo central deste artigo é evidenciar outra episteme possível, buscando descentralizar a percepção eurocêntrica da mulher negra por meio do pensamento filosófico da escritora africana Sobonfu Somé, que estuda o amor.

Biografie autore

Adrielly da Silva Gomes, Universidade Católica de Pernambuco

Mestranda na Pós-Graduação em Ciências da Linguagem, da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), bolsista Capes.

André Luís Araújo, Universidade Católica de Pernambuco

Doutor em Letras/Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com estágio pós-doutoral na Universidade de Salamanca, na Espanha. Professor do Curso de Letras e da PósGraduação em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

Riferimenti bibliografici

ALMEIDA, Silvio. Racismo Estrutural. São Paulo: Sueli Carneiro; Pólen, 2019.

FANON, Frantz. Pele negra, máscaras brancas.Tradução de Renato da Silveira. Salvador: EDUFBA, 2008.

LISPECTOR, Clarice. A menor mulher do mundo. In: LISPECTOR, Clarice; MOSER, Benjamin (orgs.).Todos os contos. Rio de Janeiro: Rocco, 2016. p. 193-200.

NASCIMENTO, Abdias. O Quilombismo: documentos de uma militância pan-africanista. 3. ed. São Paulo: Perspectiva; Rio de Janeiro: Ipeafro, 2019.

SAID, Edward W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

SOMÉ, Sobonfu. O espírito da intimidade: ensinamentos ancestrais africanos sobre maneiras de se relacionar. Rio de Janeiro: Odysseus, 2003.

Pubblicato

2022-12-21

Come citare

Gomes, A. da S., & Araújo, A. L. (2022). O espírito da intimidade, o amor e a vivência d’A menor mulher do mundo: entre Sobonfu Somé e Clarice Lispector. Revista Investigações, 35(1). https://doi.org/10.51359/2175-294x.2022.254270

Fascicolo

Sezione

Artigo - Linguística (seção livre)

Articoli simili

1 2 3 4 5 6 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.