Diversidade na aula de Língua Portuguesa: um olhar discursivo ao que diz a BNCC

Autores

  • Mary Neiva Surdi da Luz UFFS
  • Jancileidi Hübner UFFS
  • Maria Cecília Halmenschlager Konzen UFFS

DOI:

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2018.238078

Resumo

Resumo: O presente trabalho analisa como a Base Nacional Comum Curricular discursiviza questões relacionadas à diversidade e ao trato com o diferente. O desenvolvimento do trabalho tomou como referência e corpus de análise uma sequência discursiva recortada das diretrizes que o documento apresenta para o componente curricular Língua Portuguesa. O olhar lançado ao recorte tomou como base a Análise de Discurso de vertente francesa e teve como objetivo principal refletir sobre os efeitos de sentido que o posicionamento do documento faz circular.
Palavras-chave: BNCC. Diversidade. Discurso de Ódio.

Biografia do Autor

Mary Neiva Surdi da Luz, UFFS

Possui graduação em Letras pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1994), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (2010). Atualmente é professor da Universidade Federal da Fronteira Sul, atuando nos Curso de Letras e Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Estudos Linguísticos. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: história do ensino de língua portuguesa, ensino de Linguística e formação de professores sob o viés da Análise de Discurso de linha francesa em diálogo com a História das Ideias Linguísticas. Integrante Fronteiras - Laboratório de Estudos do Discurso (UFFS) e pesquisador do grupo de pesquisa Lingua(gem), discurso e subjetividade (UFFS) e do Grupo de Pesquisa Linguagem, Discurso e Memória (UFSM). É membro do GT de Análise de Discurso ANPOLL.

Jancileidi Hübner, UFFS

Possui graduação em Letras pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2006). Especialista em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (2008) e especialista em Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa pela Universidade de Passo Fundo (2014). Atualmente é professora de língua inglesa no Centro de Línguas da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões e mestranda em Estudos Linguísticos na Universidade Federal da Fronteira Sul UFFS.

Maria Cecília Halmenschlager Konzen, UFFS

Possui graduação em Letras Português / Espanhol pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2001). Especialização em Letras: português / Espanhol e respectivas literaturas pela Sociedade Educacional de Itapiranga, FAI Faculdades (2004). É graduada em Direito pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2013). Tem especialização em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2014). Professora titular da disciplina de Língua Espanhola, no Ensino Médio, na EEB Nossa Senhora da Salete entre os anos de 2002 a 2014. Atualmente é Assessora de Direção. Já atuou como professora de Língua Portuguesa e Literatura no Ensino Fundamental e Médio. É coordenadora do Programa PROEMI (Ensino Médio Inovador/Integral) desde 2014 na EEB Nossa Senhora da Salete. É mestranda Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFFS, de Chapecó / SC.

Referências

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Publicado

29-12-2018

Como Citar

Surdi da Luz, M. N., Hübner, J., & Konzen, M. C. H. (2018). Diversidade na aula de Língua Portuguesa: um olhar discursivo ao que diz a BNCC. Revista Investigações, 31(2), 72–85. https://doi.org/10.51359/2175-294x.2018.238078

Edição

Seção

Seção 1 – DISCURSOS EM DISPUTA NA BNCC: ENSINO, DEMOCRACIA, DIFERENÇA