Avaliação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para o ensino da interação animal com a poluição hídrica na educação básica

André Luiz Ferreira Dantas de Melo, Lindomar Avelino da Silva, Kátia Aparecida da Silva Aquino

Resumo


No cenário da educação do século XXI são essenciais propostas que promovam uma aprendizagem significativa, ou seja, que faça sentido para os educandos. Nessa perspectiva, apresenta-se neste trabalho uma proposta de construção de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), aplicada ao ensino de ciências sobre o tema “interação animal com a poluição hídrica”. A UEPS foi organizada para potencializar a interação dos conhecimentos prévios dos estudantes com novos conhecimentos. Para isso, as ações didáticas foram compostas por situações-problemas as que auxiliaram os processos de diferenciação progressiva e a reconciliação integrativa do conhecimento. A avaliação  da UEPS foi realizada pela análise de mapas conceituais produzidos pelos estudantes. Essa análise permitiu inferir indícios de uma aprendizagem significativa em curso, identificada na modificação e especificação de conceitos previamente estabelecidos no cognitivo pelos indivíduos.


Texto completo:

PDF

Referências


AQUINO, K. A.S.; CHIARO, S. Uso de Mapas Conceituais: percepções sobre a constru¬ção de conhecimentos de estudantes do ensino médio a respeito do tema radioatividade. Ciências & Cognição, Rio de Janeiro, RJ, v. 18, n. 2, p. 158-171, 2013.

AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003.

BUCHWEITZ, B. Aprendizagem significativa: ideias de estudantes concluintes do ensino superior. Investigações em ensino de Ciências, Porto Alegre, RS, v. 6, n. 2, p. 133-141, 2001.

FREITAS, N. T. A.; MARIN, F. A. D. G. Educação ambiental e água: concepções e práticas educativas em escolas municipais. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, SP, v. 26, n. 1, p. 234-253, 2015.

GIORDAN, M. Z.; GALLI, V. B. Educação ambiental um eixo norteador na mudança de comportamento. In: X ANPED SUL, 10. 2014, Florianópolis. Anais... Rio de Janeiro, 2014, p. 1-19.

LEMOS, E. S. A aprendizagem significativa: estratégias facilitadoras e avaliação. Aprendizagem Significativa em Revista, Porto Alegre, RS, v. 1, n.1, p. 28-29, 2011.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa crítica. In: ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, 3., 2000, Lisboa. Atas... Lisboa: Peniche. p. 33-45.

MOREIRA, M. A. Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa. O Ensino: revista galaico-portuguesa de socio-pedagogía e socio-lingüística, Ourense, GA, n.23 a 28, p. 87-95, 1988.

MOREIRA, M. A. Unidades de ensino potencialmente significativas – UEPS. Porto Alegre: Instituto de Física da UFRGS, 2011. Disponível em: Acesso em: 02 jul. 2018.

MOREIRA, M. A.; CABALLERO, M. C. e RODRÍGUEZ, M. L. Aprendizagem Significativa: um conceito subjacente. In: Encuentro Internacional sobre el Aprendizaje Significativo, 1997, Burgos. Actas del Encuentro Internacional sobre el Aprendizaje Significativo. Burgos, p. 19-44. 1997

NICOLA, J. A.; PANIZ, C. M. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de Biologia. Revista NEaD-Unesp, v. 2, n. 1, p.355-381, 2016.

NOVAK, J. D.; CANÃS, A. J. A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elaborá-los e usá-los. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.5, n.1, p. 9-29, 2010.

OLIVEIRA, J. A. B.; SILVA, C. J.; AQUINO, K. A. S. Aprendizagem Significativa Crítica e Flexibilidade Cognitiva: diálogo metodológico através da construção e validação de uma ferramenta Flexquest para o ensino de Ecologia na educação básica. Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica, v. 3, n. 1, p. 35-51, 2017.

PRAIA, J. F. Aprendizagem significativa em D. Ausubel: Contributos para uma significativa. Peniche, Portugal, p. 121-134, 2000.

RABER, D. A.; GRISA, A. M. C.; BOOTH, I. A. S. Aprendizagem Significativa no Ensino de Ciências: uma proposta de Unidade de Ensino Potencialmente Significativa sobre Energia e Ligações Químicas. Aprendizagem Significativa em Revista, Porto Alegre, RS, v. 7, n. 2, p. 64-85, 2017.

SANTOS, L. R. O.; COSTA, J. J. Educação Ambiental e as Ciências da Natureza: desafios curriculares frente ao Exame Nacional do Ensino Médio. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 10. 2017, Aracaju. Anais... Aracaju, 2017, p. 1-15.

SANTOS, S. C. S.; TERÁN, A. F. Condições de ensino em Zoologia no nível fundamental: o caso das escolas municipais de Manaus-AM. Revista Amazônica de Ensino de Ciências, Manaus, vol. 6, n. 10, p. 01-18, 2013.

SILVA, A. L. S. et al. Utilização de mapas conceituais como práxis pedagógica em uma oficina de extensão universitária: análise reflexiva. Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, Florianópolis, SC, v. 15, n. 31, p.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica

Indexadores: