Avaliação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para o ensino da interação animal com a poluição hídrica na educação básica
Palavras-chave:
aprendizagem significativa, UEPS, ensino de ciênciasResumo
O atual cenário da educação evidência a necessidade da promoção de propostas educacionais voltadas a realização de uma Aprendizagem Significativa, ou seja, que agregue sentido para os estudantes. Nessa perspectiva, este trabalho apresenta uma proposta de UEPS –Unidades de Ensino Potencialmente Significativas, construída e aplicada no processo de ensino das Ciências Biológicas sobre a temática da relação dos animais com os efeitos da poluição hídrica. A organização da UEPS permitiu a potencialização da interação entre os conhecimentos prévios dos estudantes com novos conhecimentos, estruturado na realização de situações-problemas que auxiliaram os processos de diferenciação progressiva e a reconciliação integrativa do conhecimento. A avaliação da UEPS foi realizada pela análise de mapas conceituais produzidos pelos estudantes. Essa análise permitiu inferir indícios de uma Aprendizagem Significativa em curso, identificada na modificação e especificação de conceitos previamente estabelecidos no cognitivo pelos indivíduos.
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