Avaliação de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para o ensino da interação animal com a poluição hídrica na educação básica

Autores/as

  • André Luiz Ferreira Dantas de Melo Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco,
  • Lindomar Avelino da Silva Instituto Federal de Pernambuco, Campus Barreiros
  • Kátia Aparecida da Silva Aquino Colégio de Aplicação da UFPE

Palabras clave:

aprendizagem significativa, UEPS, ensino de ciências

Resumen

O atual cenário da educação evidência a necessidade da promoção de propostas educacionais voltadas a realização de uma Aprendizagem Significativa, ou seja, que agregue sentido para os estudantes. Nessa perspectiva, este trabalho apresenta uma proposta de UEPS –Unidades de Ensino Potencialmente Significativas, construída e aplicada no processo de ensino das Ciências Biológicas sobre a temática da relação dos animais com os efeitos da poluição hídrica. A organização da UEPS permitiu a potencialização da interação entre os conhecimentos prévios dos estudantes com novos conhecimentos, estruturado na realização de situações-problemas que auxiliaram os processos de diferenciação progressiva e a reconciliação integrativa do conhecimento. A avaliação da UEPS foi realizada pela análise de mapas conceituais produzidos pelos estudantes. Essa análise permitiu inferir indícios de uma Aprendizagem Significativa em curso, identificada na modificação e especificação de conceitos previamente estabelecidos no cognitivo pelos indivíduos.

Biografía del autor/a

André Luiz Ferreira Dantas de Melo, Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco,

Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais, Universidade Federal de Pernambuco. Docente da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, Escola de Referência em Ensino Médio Alberto Tôrres

Lindomar Avelino da Silva, Instituto Federal de Pernambuco, Campus Barreiros

Doutorado em Tecnologias Energéticas e Nucleares, Universidade Federal de Pernambuco. Instituto Federal de Pernambuco, Campus Barreiros

Kátia Aparecida da Silva Aquino, Colégio de Aplicação da UFPE

Possui pós-doutorado em Educação Tecnológica pelo programa de Pós Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC) da Universidade Federal de Pernambuco (2014). Possui Doutorado (2005) e Mestrado (2000) em Tecnologias Energéticas e Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco e é graduada em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1995). É professora Titular do Colégio de Aplicação/Centro de Educação, membro colaborador do Programa de Pós Graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares (PROTEN-DEN-CRCN/NE) e membro permanente do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional de Ensino das Ciências Ambientais para Professores de Ensino Básico (PROF-CIAMB), ambas as atividades realizadas na Universidade Federal de Pernambuco. Participa do grupo de pesquisa Efeitos da radiação gama em sistemas poliméricos e nanoestruturas, no Departamento de Energia Nuclear da UFPE, e nesta área realiza pesquisas sobre os efeitos da radiação gama em polímeros convencionais, blendas e nanoestruturas. Também atua na análise e uso de biomassa residual para utilização em tecnologia energética, de materiais, biológica e radioecologia. Por outro lado, na área de educação, é líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Aprendizagem Significativa (GEPAS), no Colégio de Aplicação da UFPE, atuando em pesquisas sobre práticas de inovação e experimentação didático-pedagógicas e formação docente à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa.

 

Citas

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Publicado

2020-12-22