Evaluation of a Potentially Significant Teaching Unit for the teaching of interaction between animal and the hydric pollution on basic education

Authors

  • André Luiz Ferreira Dantas de Melo Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco,
  • Lindomar Avelino da Silva Instituto Federal de Pernambuco, Campus Barreiros
  • Kátia Aparecida da Silva Aquino Colégio de Aplicação da UFPE

Keywords:

meaningful learning, PMTU, science teaching

Abstract

In actual educational scenarios are essential proposals that promote meaningful learning. In this perspective, there shows up in this work a proposal of construction of one Potentially Meaningful Teaching Unit (PMTU) that is applied to science teaching on the theme “interaction between animal and the hydric pollution”. The PMTU was organized to enhance the interaction of prior knowledge of students with new knowledge acquired. For such, the educational actions were organized by situations-problems that helped in the development of progressive differentiation and reconciliation integrative processes. The evaluation of the PMTU was carried out by the analysis of conceptual maps produced individually by students. The analysis allowed to infer the signs of a meaningful learning promotion, identified in modification and specification of concepts that were established previously in the cognitive one of students

Author Biographies

André Luiz Ferreira Dantas de Melo, Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco,

Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais, Universidade Federal de Pernambuco. Docente da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, Escola de Referência em Ensino Médio Alberto Tôrres

Lindomar Avelino da Silva, Instituto Federal de Pernambuco, Campus Barreiros

Doutorado em Tecnologias Energéticas e Nucleares, Universidade Federal de Pernambuco. Instituto Federal de Pernambuco, Campus Barreiros

Kátia Aparecida da Silva Aquino, Colégio de Aplicação da UFPE

Possui pós-doutorado em Educação Tecnológica pelo programa de Pós Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC) da Universidade Federal de Pernambuco (2014). Possui Doutorado (2005) e Mestrado (2000) em Tecnologias Energéticas e Nucleares pela Universidade Federal de Pernambuco e é graduada em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1995). É professora Titular do Colégio de Aplicação/Centro de Educação, membro colaborador do Programa de Pós Graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares (PROTEN-DEN-CRCN/NE) e membro permanente do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional de Ensino das Ciências Ambientais para Professores de Ensino Básico (PROF-CIAMB), ambas as atividades realizadas na Universidade Federal de Pernambuco. Participa do grupo de pesquisa Efeitos da radiação gama em sistemas poliméricos e nanoestruturas, no Departamento de Energia Nuclear da UFPE, e nesta área realiza pesquisas sobre os efeitos da radiação gama em polímeros convencionais, blendas e nanoestruturas. Também atua na análise e uso de biomassa residual para utilização em tecnologia energética, de materiais, biológica e radioecologia. Por outro lado, na área de educação, é líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Aprendizagem Significativa (GEPAS), no Colégio de Aplicação da UFPE, atuando em pesquisas sobre práticas de inovação e experimentação didático-pedagógicas e formação docente à luz da Teoria da Aprendizagem Significativa.

 

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Published

2020-12-22