O uso de ferramentas lúdicas no desenho geométrico: facilitador do processo de ensino-aprendizagem
Palavras-chave:
desenho geométrico, ensino, aprendizagem, ludicidadeResumo
Desde os meados do século XIX, no Brasil, a disciplina de Desenho Geométrico entrou em um profundo ostracismo no âmbito do ensino fundamental e médio, tendo sido desencadeado o surgimento de gerações de estudantes com claras dificuldades na visualização da imagem e na compreensão de formas geométricas, o que pode ocasionar à retração do desempenho escolar no estudo e ensino da geometria em geral. O desenho geométrico, por vezes, é cobrado em alguns cursos superiores e técnicos, onde é usual observar dificuldades dos alunos na resolução de problemas que podem ser solucionados através da aplicação da geometria. Diante desse contexto, foi desenvolvido e realizado o curso de extensão intitulado “Nome do curso retirado para avaliação por pares às cegas”, no âmbito das escolas públicas, nos anos de 2018 a 2021, com o fim de contribuir para o melhor entendimento da disciplina. Para o presente trabalho, foi realizada uma pesquisa qualitativa e exploratória, que teve como foco compreender o comportamento de um determinado grupo de estudantes. A partir da coleta de dados das seis primeiras edições do curso, os resultados apontam números bastante satisfatórios e pontos positivos quando da realização do curso na modalidade presencial. Já na realização do curso na modalidade remota, apesar de uma elevada taxa de evasão, pode-se perceber bastante satisfação por parte dos alunos concluintes.
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