O uso de ferramentas lúdicas no desenho geométrico: facilitador do processo de ensino-aprendizagem

Autori

  • Renata Ines Burlacchini Passos da Silva Pinto
  • Maria Paula Dunel Universidade Federal da Bahia
  • Bartira Brandão da Cunha

Parole chiave:

desenho geométrico, ensino, aprendizagem, ludicidade

Abstract

Desde os meados do século XIX, no Brasil, a disciplina de Desenho Geométrico entrou em um profundo ostracismo no âmbito do ensino fundamental e médio, tendo sido desencadeado o surgimento de gerações de estudantes com claras dificuldades na visualização da imagem e na compreensão de formas geométricas, o que pode ocasionar à retração do desempenho escolar no estudo e ensino da geometria em geral. O desenho geométrico, por vezes, é cobrado em alguns cursos superiores e técnicos, onde é usual observar dificuldades dos alunos na resolução de problemas que podem ser solucionados através da aplicação da geometria. Diante desse contexto, foi desenvolvido e realizado o curso de extensão intitulado “Nome do curso retirado para avaliação por pares às cegas”, no âmbito das escolas públicas, nos anos de 2018 a 2021, com o fim de contribuir para o melhor entendimento da disciplina. Para o presente trabalho, foi realizada uma pesquisa qualitativa e exploratória, que teve como foco compreender o comportamento de um determinado grupo de estudantes. A partir da coleta de dados das seis primeiras edições do curso, os resultados apontam números bastante satisfatórios e pontos positivos quando da realização do curso na modalidade presencial. Já na realização do curso na modalidade remota, apesar de uma elevada taxa de evasão, pode-se perceber bastante satisfação por parte dos alunos concluintes.

 

Riferimenti bibliografici

ALMEIDA, N.P. Educação Lúdica. Teorias e Práticas. Volume 1 - Reflexões e Fundamentos – 1. ed. – São Paulo: Edições Loyola, 2013. ISBN 978-85-15-04007-0.

BRASIL. PORTARIA nº. 188. Declara Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCov). Diário Oficial da União: 04/02/2020. Edição: 24-A. Seção: 1 – Extra. P.1. Brasília, DF, 02 de fevereiro de 2020.

BRASIL. Lei no 4024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, Congresso Nacional.

DUNEL, M.P; ALMEIDA, I.J. Application of health protocols for the resumption of activities in architecture and engineering projects with the aid of digital technology for post- pandemic in. VI international symposium on innovation and technology (SIINTEC), 2020.

GELSLEICHTER, F. Desenho Geométrico Virtual: Elaboração e implementação de problemas do módulo básico. Monografia (Graduação em Matemática). Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 1999.

GRÜBEL, M.J; BEZ, R.M. Jogos Educativos. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). v. 4, n. 2, 2006. ISSN 1679-1916.

MATREIRO, A. A desmistificação da geometria por meio da ludicidade: Geoplano como ferramenta facilitadora para o ensino e aprendizagem. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2018, 79 f.: il., tabs.

NASCIMENTO, M.F; VIANA, L.G.L; SILVA, A.A; SOUSA, O.B. A inserção da disciplina desenho geométrico no Ensino fundamental das escolas de angical do piauí: Contribuições no ensino de geometria plana. In. VI Congresso Nacional de Educação (CONEDU), 2019.

PINTO, C.M.F.; PINTO, G.C.; BERNARDI, L.M.; SILA, S.L. APLICAÇÃO DE MÉTODOS ALTERNATIVOS NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA. Anais do Seminário de Pesquisa e Inovação Tecnológica - SEPIT, [S.l.], feb. 2019. ISSN 2594-7605. Disponível em: <http://periodicos.iftm.edu.br/index.php/sepit/article/view/529>. Acesso em: 24 Oct. 2021.

PÓLA, M.C.R; MONTEIRO, G.C.R MACHADO, S.R.B. Aprender e ensinar geometria descritiva: do presencial ao virtual. Rev. Brasileira de Expressão Gráfica. Vol. 8, No. 2, 2020.

RODRIGUES, S.L. Jogos e brincadeiras como ferramentas no processo de aprendizagem lúdica na alfabetização / Dissertação (mestrado) - Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação, 2013. i x, 97 f.: i l.; 30 cm.

ZUIN, E. Da régua e do compasso: as construções geométricas como um saber escolar no Brasil. Dissertação (mestrado)– Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2001.

Pubblicato

2022-04-28

Fascicolo

Sezione

Relatos de Experiências