The use of playful tools in geometric design: facilitator of the teaching-learning process
Keywords:
geometric draw, teaching, learning, playfulnessAbstract
Since the mid-nineteenth century, in Brazil, the discipline of Geometrical Drawing has been deeply
ostracized in the context of elementary and secondary education, triggering the emergence of
generations of students with clear difficulties in visualizing the image and understanding geometric
shapes., which can lead to a decline in school performance in the study and teaching of geometry in general. Geometric drawing is sometimes charged in some higher education and technical courses, where it is usual to observe students' difficulties in solving problems that can be solved through the
application of geometry. In this context, the extension course entitled “HOW TO MAKE? Rediscovering
a taste for geometric design”, in the context of public schools, from 2018 to 2021, in order to contribute to a better understanding of the discipline. For the present work, a qualitative and exploratory research was carried out, which focused on understanding the behavior of a certain group of students. From the
collection of data from the first six editions of the course, the results show very satisfactory numbers and positive points when the course was held in the classroom mode. In the course of the course in the remote mode, despite a high dropout rate, one can see a lot of satisfaction on the part of the graduating students.
References
ALMEIDA, N.P. Educação Lúdica. Teorias e Práticas. Volume 1 - Reflexões e Fundamentos – 1. ed. – São Paulo: Edições Loyola, 2013. ISBN 978-85-15-04007-0.
BRASIL. PORTARIA nº. 188. Declara Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) em decorrência da Infecção Humana pelo novo Coronavírus (2019-nCov). Diário Oficial da União: 04/02/2020. Edição: 24-A. Seção: 1 – Extra. P.1. Brasília, DF, 02 de fevereiro de 2020.
BRASIL. Lei no 4024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, Congresso Nacional.
DUNEL, M.P; ALMEIDA, I.J. Application of health protocols for the resumption of activities in architecture and engineering projects with the aid of digital technology for post- pandemic in. VI international symposium on innovation and technology (SIINTEC), 2020.
GELSLEICHTER, F. Desenho Geométrico Virtual: Elaboração e implementação de problemas do módulo básico. Monografia (Graduação em Matemática). Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 1999.
GRÜBEL, M.J; BEZ, R.M. Jogos Educativos. RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação. Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). v. 4, n. 2, 2006. ISSN 1679-1916.
MATREIRO, A. A desmistificação da geometria por meio da ludicidade: Geoplano como ferramenta facilitadora para o ensino e aprendizagem. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho, Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, 2018, 79 f.: il., tabs.
NASCIMENTO, M.F; VIANA, L.G.L; SILVA, A.A; SOUSA, O.B. A inserção da disciplina desenho geométrico no Ensino fundamental das escolas de angical do piauí: Contribuições no ensino de geometria plana. In. VI Congresso Nacional de Educação (CONEDU), 2019.
PINTO, C.M.F.; PINTO, G.C.; BERNARDI, L.M.; SILA, S.L. APLICAÇÃO DE MÉTODOS ALTERNATIVOS NO ENSINO DA GEOMETRIA PLANA. Anais do Seminário de Pesquisa e Inovação Tecnológica - SEPIT, [S.l.], feb. 2019. ISSN 2594-7605. Disponível em: <http://periodicos.iftm.edu.br/index.php/sepit/article/view/529>. Acesso em: 24 Oct. 2021.
PÓLA, M.C.R; MONTEIRO, G.C.R MACHADO, S.R.B. Aprender e ensinar geometria descritiva: do presencial ao virtual. Rev. Brasileira de Expressão Gráfica. Vol. 8, No. 2, 2020.
RODRIGUES, S.L. Jogos e brincadeiras como ferramentas no processo de aprendizagem lúdica na alfabetização / Dissertação (mestrado) - Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação, 2013. i x, 97 f.: i l.; 30 cm.
ZUIN, E. Da régua e do compasso: as construções geométricas como um saber escolar no Brasil. Dissertação (mestrado)– Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2001.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
CARTA DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO ON LINE
CONCESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
O(s) autor(es) do trabalho acadêmico enviado à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE, por ser(em) titular(es) da propriedade literária do mesmo, assume(m) integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros e, caso infrinja, as devidas responsabilidades legais relacionadas a Direitos Autorais do material recaem sobre o(s) autor(es) do texto em questão. Desta forma, autoriza(m) a edição de seu trabalho e concede(m) à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o citado artigo impresso em papel ou on line, na referida Revista em número e volume ainda a serem definidos pela sua Comissão Editorial. Tal concessão não terá caráter oneroso para a UFPE ou para a Comissão Editorial da Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ou seja, não haverá remuneração sob qualquer modalidade pela utilização do referido material, tendo o mesmo o caráter de colaboração. O(s) autor(es) compromete(m)-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer e compromete(m)-se também a não autorizar(em) terceiros a transcreverem ou traduzirem parte ou totalidade da obra sem expressa autorização da Comissão Editorial desta Revista, cabendo ao infrator as penas da legislação em vigor. O(s) autor(es) asseguram ainda que revisou(aram) a forma final do trabalho e o aprovou(aram) para publicação. À Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – Comissão Editorial, reserva-se o direito de modificar o texto, em consulta ao/a/aos/as autor/es/a/as, incluindo reformulações na linguagem, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação.
Os conteúdos da Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.