Famílias e escolas de prestígio na ampliação de capitais: Uma análise bourdieusiana sobre as trajetórias escolares
Schlagworte:
Capitais, Família e escola, Escolas de prestígioAbstract
O presente artigo se insere no campo de estudos sociológicos que observa a ação familiar na trajetória escolar dos filhos. O objetivo das discussões apresentadas é o de analisar as ações conjuntas de famílias e escolas de prestígio. Investigamos duas escolas de Campo Grande/MS, além da realização de entrevistas com famílias que possuem seus filhos matriculados em tais instituições. Nossas análises foram desenvolvidas a partir da perspectiva bourdieusiana. Compreendemos que a partir das condições de ampliação dos capitais dadas pela escola, as famílias obtêm êxito nas estratégias mobilizadas, o que acaba por favorecer o desenvolvimento de uma trajetória escolar de sucesso.
Literaturhinweise
AGUIAR, Andréa Moura de Souza. O recurso às escolas internacionais como estratégia educativa de famílias socialmente favorecidas. 2007. 245f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2007.
ALMEIDA, Ana Maria F.; NOGUEIRA, Maria Alice. (Org.). A escolarização das elites: um panorama internacional da pesquisa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
BOURDIEU, Pierre. A Distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre, RS: Zouk, 2007.
BOURDIEU, Pierre. Escritos de Educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007b.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria
do sistema de ensino. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2011.
BOURDIEU, Pierre. Razões Práticas: sobre a teoria da ação. Campinas, SP: Papirus, 1996.
BRANDÃO, Zaia; CANEDO, Maria Luiza; XAVIER, Alice. Construção solidária do habitus
escolar: resultado de uma investigação nos setores públicos e privado. Revista brasileira de
educação. v. 17, n. 49, p. 193-243. jan. - abr. 2012.
BRANDÃO, Zaia. et al. Processos de produção de qualidade de ensino: escola, família e
cultura. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 27., 2004, Caxambu. Anais eletrônicos...
Caxambu: 2004. Disponível em: <https://www.anped.org.br/sites/default/files/t147.pdf>.
Acesso em: 20 ago. 2020.
FERREIRA, Eloisa Tavares. Condições de origem, trajetórias escolares, e sociais de estudantes pertencentes à classe popular: um estudo sobre estudantes que cursaram ensino médio em escolas privadas. 2008. 98f. Dissertação (Mestrado) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
LOYOLA, Maria Andréa. Pierre Bourdieu entrevistado por Maria Andréa Loyola. Rio de Janeiro: Ed. UERJ, 2002.
MENDES, Igor Adolfo Assaf. Trajetórias educacionais, capital cultural e herança familiar. 2012. 107f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas. Belo Horizonte, 2012.
MEZZOMO, Ricardo José. A excelência escolar: um estudo sobre estratégias educativas em famílias com filhos de rendimento escolar elevado. 2008. 122 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Regional de Blumenau. Blumenau, 2008.
NOGUEIRA, Maria Alice; NOGUEIRA, Cláudio M. Martins. Bourdieu e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
NOGUEIRA, Maria Alice; ROMANELLI, Geraldo; ZAGO, Nadir. (Org.). Família e escola: trajetórias de escolarização em camadas médias e populares. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.
RIEDNER, Daiani Damm Tonetto. Estratégias de escolarização: ações combinadas entre famílias de grupos da elite e uma escola de prestígio. Dissertação (Mestrado em Educação). Campo Grande, MS: UFMS, Campus de Campo Grande, 2013. 185 p.
SETTON, Maria da Graça Jacinto. Um novo capital cultural: pré-disposições e disposições à cultura informal nos segmentos com baixa escolaridade. Educ. Soc., Campinas. v. 26, p. 77-105, jan.-abr. 2005.
SILVA, Antônio Lima da. A educação e a constituição da subjetividade na perspectiva de Bourdieu. 2010. 100 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação, Salvador, 2010.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2020 Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
CARTA DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO ON LINE
CONCESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
O(s) autor(es) do trabalho acadêmico enviado à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE, por ser(em) titular(es) da propriedade literária do mesmo, assume(m) integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros e, caso infrinja, as devidas responsabilidades legais relacionadas a Direitos Autorais do material recaem sobre o(s) autor(es) do texto em questão. Desta forma, autoriza(m) a edição de seu trabalho e concede(m) à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o citado artigo impresso em papel ou on line, na referida Revista em número e volume ainda a serem definidos pela sua Comissão Editorial. Tal concessão não terá caráter oneroso para a UFPE ou para a Comissão Editorial da Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ou seja, não haverá remuneração sob qualquer modalidade pela utilização do referido material, tendo o mesmo o caráter de colaboração. O(s) autor(es) compromete(m)-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer e compromete(m)-se também a não autorizar(em) terceiros a transcreverem ou traduzirem parte ou totalidade da obra sem expressa autorização da Comissão Editorial desta Revista, cabendo ao infrator as penas da legislação em vigor. O(s) autor(es) asseguram ainda que revisou(aram) a forma final do trabalho e o aprovou(aram) para publicação. À Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – Comissão Editorial, reserva-se o direito de modificar o texto, em consulta ao/a/aos/as autor/es/a/as, incluindo reformulações na linguagem, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação.
Os conteúdos da Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.