O uso do museu no ensino escolar de História
Parole chiave:
ensino, história, museusAbstract
Este artigo é recorte da pesquisa de mestrado, e surgiu da necessidade de abordar os museus como
espaços privilegiados para o ensinoescolar de história. Foi feita revisão bibliográfica sobre o ensino de
história e sobre educação em museus. Analisamos a função social do ensino de história nopaís,
compreendendo a disciplina como principal na construção da cidadania nos alunos e alunas. Tão
importante quanto o estudo dos fatos e conceitos próprios da disciplina, o ensino de história deve ser
feito a partir da problematização dos documentos/fontes, eventos e narrativas históricas, a fim de
desenvolver a criticidade dos alunos e alunas. Entendemos opatrimônio cultural presente nos museus
como documento histórico fundamental para a análise do passado, com as demandas e o olhar crítico
do presente, apontando para o futuro que se pretende construir. Estudar história através dos bens
culturais fortalece a formação de indivíduos que conseguem ler e interpretar o mundo em que vivem e
que se reconhecem como agentes construtores e transformadores da realidade social.
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