O uso do museu no ensino escolar de História

Autores/as

  • Goreti Pélagué Pereira da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Ricardo de Aguiar Pacheco Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palabras clave:

ensino, história, museus

Resumen

Este artigo é recorte da pesquisa de mestrado, e surgiu da necessidade de abordar os museus como
espaços privilegiados para o ensinoescolar de história. Foi feita revisão bibliográfica sobre o ensino de
história e sobre educação em museus. Analisamos a função social do ensino de história nopaís,
compreendendo a disciplina como principal na construção da cidadania nos alunos e alunas. Tão
importante quanto o estudo dos fatos e conceitos próprios da disciplina, o ensino de história deve ser
feito a partir da problematização dos documentos/fontes, eventos e narrativas históricas, a fim de
desenvolver a criticidade dos alunos e alunas. Entendemos opatrimônio cultural presente nos museus
como documento histórico fundamental para a análise do passado, com as demandas e o olhar crítico
do presente, apontando para o futuro que se pretende construir. Estudar história através dos bens
culturais fortalece a formação de indivíduos que conseguem ler e interpretar o mundo em que vivem e
que se reconhecem como agentes construtores e transformadores da realidade social.

Biografía del autor/a

Goreti Pélagué Pereira da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestranda Stricto Sensu em História pelo Programa de Pós-graduação em História Social da Cultura Regional - PPGH - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Desenvolve o projeto de pesquisa intitulado O ensino de História do Brasil colonial a partir do Museu Regional de Olinda, que visa contribuir para as discussões sobre ensino de História em museus de História, propondo algumas possibilidades de projetos didáticos para tal. É pesquisadora e membro do Laboratório de Estudos e Intervenção em Patrimônio cultural e Memória social (LEPAM), atuando com ênfase em Ensino de História. Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e Pós-graduação Lato Sensu em História pela UNOPAR.

Ricardo de Aguiar Pacheco, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestre Stricto Sensu em História pelo Programa de Pós-graduação em História Social da Cultura Regional - PPGH - Universidade Federal Rural de Pernambuco. Desenvolveu o projeto de pesquisa intitulado O MUREO e a história do Brasil, que visou contribuir para as discussões sobre ensino de História em museus de História, propondo algumas possibilidades de projetos didáticos para tal. É pesquisadora e membro do Laboratório de Estudos e Intervenção em Patrimônio cultural e Memória social (LEPAM), atuando com ênfase em Ensino de História. Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e Pós-graduação Lato Sensu em História pela UNOPAR.

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Publicado

2021-12-15