A A utilização da sala de aula invertida nas aulas de Física da Residência Pedagógica
THE USE OF THE FLIPPED CLASSROOM IN PHYSICS CLASSES AT THE PEDAGOGICAL RESIDENCE
Keywords:
Ensino de Física. Sala de Aula Invertida. Docência.Abstract
The use of active methods in the teaching process represents a response to the need for flexibility in teaching and learning. This study aimed to apply and analyze the feasibility of using the flipped classroom methodology at CETI Mario Martins school, located in the city of Picos. The nature of this study is bibliographical and qualitative, in which we sought to carry out an action research, where it was possible to identify and validate the importance of using active methods in the classroom, exceptionally in physics classes in high school. During the presentations, it was observed that all students in both groups mastered the content and presented in a very satisfactory manner, where in addition to presenting the concepts and examples, both groups also presented low-cost experiments to conclude their presentations. The experience carried out in the context of the Pedagogical Residency Program showed that the exchange of experiences between experienced teachers and students contributes significantly to the improvement of pedagogical practices, stimulating innovation and student protagonism in the learning process.
References
ALECRIM, J. L. Uso de métodos ativos como ferramenta no Ensino de Física a alunos com dificuldades de aprendizagem. 2021.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): educação é a base. Brasília, DF: MEC/CONSED/UNDIME, 2018.
CONFORTIN, C. K. C.; IGNÁCIO, P.; COSTA, R. M. Uma aplicação da sala de aula invertida no ensino de física para a Educação Básica. Revista Educar Mais, v. 2, n. 1, 2018.
CORRÊA, G. C. G.; DE CAMPOS, I. C. P.; ALMAGRO, R. C. Pesquisa-ação: uma abordagem prática de pesquisa qualitativa. Ensaios pedagógicos, v. 2, n. 1, p. 62-72, 2018.
DA SILVA, M. M.; DE OLIVEIRA, G. S.; DA SILVA, G. O. A pesquisa bibliográfica nos estudos científicos de natureza qualitativos. Revista Prisma, v. 2, n. 1, p. 91-103, 2021.
DA SILVEIRA JUNIOR, C. R. Sala de aula invertida: por onde começar? 2020.
DE FREITAS, R. M.; OLIVIER, L. B. Formação continuada de professores como aprimoramento da prática docente através do uso de metodologias ativas e tecnologias digitais.
DE OLIVEIRA, G. S.; MIRANDA, M. I.; DOS SANTOS SAAD, N. Metassíntese: uma modalidade de pesquisa qualitativa. Cadernos da FUCAMP, v. 19, n. 42, 2020.
DEPONTI, M. A. M.; BULEGON, A, M. Uma revisão de literatura sobre o uso da metodologia sala de aula invertida para o ensino de física. Vidya (ISSN 2176-4603), 2018.
DOS SANTOS, L. A. B.; CANDIDO, R. A. O. A Formação Continuada de Professores da Educação de Jovens e Adultos como aprimoramento da prática docente. Revista Eixos Tech, v. 11, n. 2, 2024.
FERRARI, A. A. et al. Residência pedagógica: o uso de metodologias ativas para o aprimoramento do processo de alfabetização de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. Mimesis, Bauru, v. 40, n. 2, p. 231-246, 2019.
GUIMARÃES, F. et al. Métodos ativos de ensino aliados com tecnologia para a prática de ensino: um relato de experiência. In: Anais do XXIV Workshop de Informática na Escola. SBC, 2018. p. 333-342.
OLIVEIRA, T. E.; ARAUJO, I. S.; VEIT, E. A. Sala de aula invertida (flipped classroom): inovando as aulas de física. Física na escola. São Paulo. Vol. 14, n. 2 (out. 2016), p. 4-13, 2016.
PEREIRA, Z. T. G.; DA SILVA, D. Q. Metodologia ativa: Sala de aula invertida e suas práticas na educação básica. REICE: Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, v. 16, n. 4, p. 63-78, 2018.
SCHNEIDERS, L. A. O método da sala de aula invertida (flipped classroom). Lajeado: ed. da UNIVATES, 2018
Downloads
Published
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
CARTA DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO ON LINE
CONCESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
O(s) autor(es) do trabalho acadêmico enviado à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE, por ser(em) titular(es) da propriedade literária do mesmo, assume(m) integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros e, caso infrinja, as devidas responsabilidades legais relacionadas a Direitos Autorais do material recaem sobre o(s) autor(es) do texto em questão. Desta forma, autoriza(m) a edição de seu trabalho e concede(m) à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o citado artigo impresso em papel ou on line, na referida Revista em número e volume ainda a serem definidos pela sua Comissão Editorial. Tal concessão não terá caráter oneroso para a UFPE ou para a Comissão Editorial da Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ou seja, não haverá remuneração sob qualquer modalidade pela utilização do referido material, tendo o mesmo o caráter de colaboração. O(s) autor(es) compromete(m)-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer e compromete(m)-se também a não autorizar(em) terceiros a transcreverem ou traduzirem parte ou totalidade da obra sem expressa autorização da Comissão Editorial desta Revista, cabendo ao infrator as penas da legislação em vigor. O(s) autor(es) asseguram ainda que revisou(aram) a forma final do trabalho e o aprovou(aram) para publicação. À Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – Comissão Editorial, reserva-se o direito de modificar o texto, em consulta ao/a/aos/as autor/es/a/as, incluindo reformulações na linguagem, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação.
Os conteúdos da Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.