A A utilização da sala de aula invertida nas aulas de Física da Residência Pedagógica

THE USE OF THE FLIPPED CLASSROOM IN PHYSICS CLASSES AT THE PEDAGOGICAL RESIDENCE

Autores/as

Palabras clave:

Ensino de Física. Sala de Aula Invertida. Docência.

Resumen

O uso de métodos ativos no processo de ensino representa uma resposta à necessidade de flexibilidade no ensino e na aprendizagem. Este trabalho teve como objetivo aplicar e analisar a viabilidade da utilização da metodologia da sala de aula invertida na escola CETI Mario Martins, Localizada na cidade de Picos. A natureza deste trabalho é de caráter bibliográfico e qualitativo, no qual buscou-se realizar uma pesquisa-ação, onde fosse possível identificar e validar a importância da utilização de métodos ativos em sala de aula, excepcionalmente nas aulas de física no ensino médio. Durante as apresentações observou-se que todos os alunos dos dois grupos dominaram os conteúdos e apresentaram de maneira muito satisfatória, onde os mesmos além de apresentarem os conceitos e exemplos, ambos os grupos ainda apresentaram experimentos de baixo custo, para finalizar as suas apresentações. A experiência realizada no contexto do Programa de Residência Pedagógica evidenciou que a troca de experiências entre professores experientes e estudantes contribui significativamente para o aprimoramento das práticas pedagógicas, estimulando a inovação e o protagonismo do aluno no processo de aprendizagem.

Citas

ALECRIM, J. L. Uso de métodos ativos como ferramenta no Ensino de Física a alunos com dificuldades de aprendizagem. 2021.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): educação é a base. Brasília, DF: MEC/CONSED/UNDIME, 2018.

CONFORTIN, C. K. C.; IGNÁCIO, P.; COSTA, R. M. Uma aplicação da sala de aula invertida no ensino de física para a Educação Básica. Revista Educar Mais, v. 2, n. 1, 2018.

CORRÊA, G. C. G.; DE CAMPOS, I. C. P.; ALMAGRO, R. C. Pesquisa-ação: uma abordagem prática de pesquisa qualitativa. Ensaios pedagógicos, v. 2, n. 1, p. 62-72, 2018.

DA SILVA, M. M.; DE OLIVEIRA, G. S.; DA SILVA, G. O. A pesquisa bibliográfica nos estudos científicos de natureza qualitativos. Revista Prisma, v. 2, n. 1, p. 91-103, 2021.

DA SILVEIRA JUNIOR, C. R. Sala de aula invertida: por onde começar? 2020.

DE FREITAS, R. M.; OLIVIER, L. B. Formação continuada de professores como aprimoramento da prática docente através do uso de metodologias ativas e tecnologias digitais.

DE OLIVEIRA, G. S.; MIRANDA, M. I.; DOS SANTOS SAAD, N. Metassíntese: uma modalidade de pesquisa qualitativa. Cadernos da FUCAMP, v. 19, n. 42, 2020.

DEPONTI, M. A. M.; BULEGON, A, M. Uma revisão de literatura sobre o uso da metodologia sala de aula invertida para o ensino de física. Vidya (ISSN 2176-4603), 2018.

DOS SANTOS, L. A. B.; CANDIDO, R. A. O. A Formação Continuada de Professores da Educação de Jovens e Adultos como aprimoramento da prática docente. Revista Eixos Tech, v. 11, n. 2, 2024.

FERRARI, A. A. et al. Residência pedagógica: o uso de metodologias ativas para o aprimoramento do processo de alfabetização de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. Mimesis, Bauru, v. 40, n. 2, p. 231-246, 2019.

GUIMARÃES, F. et al. Métodos ativos de ensino aliados com tecnologia para a prática de ensino: um relato de experiência. In: Anais do XXIV Workshop de Informática na Escola. SBC, 2018. p. 333-342.

OLIVEIRA, T. E.; ARAUJO, I. S.; VEIT, E. A. Sala de aula invertida (flipped classroom): inovando as aulas de física. Física na escola. São Paulo. Vol. 14, n. 2 (out. 2016), p. 4-13, 2016.

PEREIRA, Z. T. G.; DA SILVA, D. Q. Metodologia ativa: Sala de aula invertida e suas práticas na educação básica. REICE: Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación, v. 16, n. 4, p. 63-78, 2018.

SCHNEIDERS, L. A. O método da sala de aula invertida (flipped classroom). Lajeado: ed. da UNIVATES, 2018

Publicado

2025-09-30