A democratização da escola e a perspectiva da educação inclusiva: dilemas de nosso tempo

Autores/as

Palabras clave:

Democracia inclusiva, Democracia não-inclusiva, Inclusão escolar, Pessoa com deficiência.

Resumen

Esse texto tem como objetivo debater a inclusão escolar da pessoa com deficiência na sala de aula regular, como fator primordial para a construção de uma escola baseada no viés democrático. Se endossa a discussão sobre a problemática enfrentada pelas pessoas com deficiência no acesso à educação, a partir do apontamento de que o modelo neoliberal tinge à lógica da segregação e exclusão desses sujeitos. A construção desse argumento se justifica pelo entendimento de que o tema exige constante atualização e maior aprofundamento, uma vez que tem avançado no Brasil posicionamentos que tentam o recrudescimento dos direitos, conquistados por meio de políticas públicas, no que tange ao acesso e à permanência do sujeito com deficiência nos bancos escolares, públicos e privados, da Educação Básica. Ainda é apresentada uma reflexão acerca de qual lugar a educação escolar inclusiva ocupa na formação dos(as) professores(as) para que estes(as) levem em consideração a aclamação de práticas inclusivas. Como arremate, ainda se sugere os conceitos de democracia inclusiva e o de democracia não-inclusiva, como forma outra para a interpretação das decisões tomadas no ambiente escolar frente à inclusão da pessoa com deficiência.

Biografía del autor/a

Thiago Rodrigo Fernandes da Silva Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Bacharelado em Psicopedagogia (Universidade Federal da Paraíba), Mestrado em Educação (Universidade Federal de Pernambuco), Doutorado em Educação (em andamento) (Universidade Federal de Pernambuco).

Tema da Monografia: Análise da proposta educacional Aprendizagem para Todos do Grupo Banco Mundial</p>

Tema da Dissertação de Mestrado: Análise da Atuação do Grupo Banco Mundial na Educação Superior do Brasil

Tema da Tese de Doutorado: Análise da Atuação do Grupo Banco Mundial na Educação Superior da América Latina

Outros temas de Interesse: Política Educacional, Psicopedagogia, aprendizagem humana, Educação Inclusiva

- Vencedor do Prêmio Jovem Pesquisador UFPB (2013), vencedor da Láurea Acadêmica da Graduação (média 9.62).

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Publicado

2021-12-15