A democratização da escola e a perspectiva da educação inclusiva: dilemas de nosso tempo
Palabras clave:
Democracia inclusiva, Democracia não-inclusiva, Inclusão escolar, Pessoa com deficiência.Resumen
Esse texto tem como objetivo debater a inclusão escolar da pessoa com deficiência na sala de aula regular, como fator primordial para a construção de uma escola baseada no viés democrático. Se endossa a discussão sobre a problemática enfrentada pelas pessoas com deficiência no acesso à educação, a partir do apontamento de que o modelo neoliberal tinge à lógica da segregação e exclusão desses sujeitos. A construção desse argumento se justifica pelo entendimento de que o tema exige constante atualização e maior aprofundamento, uma vez que tem avançado no Brasil posicionamentos que tentam o recrudescimento dos direitos, conquistados por meio de políticas públicas, no que tange ao acesso e à permanência do sujeito com deficiência nos bancos escolares, públicos e privados, da Educação Básica. Ainda é apresentada uma reflexão acerca de qual lugar a educação escolar inclusiva ocupa na formação dos(as) professores(as) para que estes(as) levem em consideração a aclamação de práticas inclusivas. Como arremate, ainda se sugere os conceitos de democracia inclusiva e o de democracia não-inclusiva, como forma outra para a interpretação das decisões tomadas no ambiente escolar frente à inclusão da pessoa com deficiência.
Citas
BASSEDAS, Eulália; et al. Intervenção educativa e diagnóstico psicopedagógico. Porto Alegre: Artmed, 1996.
BORGES, Maria Creusa de Araújo; SANTOS, Thiago Rodrigo Fernandes da Silva. Ações Afirmativas na Universidade: para além da reparação social?. In: III CONGRESSO INTERNACIONAL DO NÚCLEO DE ESTUDOS DAS AMÉRICAS - AMERICA LATINA: PROCESSOS CIVILIZATÓRIOS E CRISES DO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO, 2012, Rio de Janeiro. Anais...Rio de Janeiro: UERJ, 2012. 1 CD-ROM
BOURDIEU, Pierre. Contrafogos: táticas para enfrentar a invasão neoliberal. Tradução de Lucy Magalhães. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
BOURDIEU, Pierre. Contrafogos 2: por um movimento social europeu. Tradução de André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 05 de dezembro de 1988. Brasília: Presidência da República: 2013. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 4 abr. 2013.
DUARTE, Adriana. Políticas educacionais e o trabalho docente na atualidade: tendências e contradições. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana. Políticas públicas e educação: regulação e conhecimento. Belo Horizonte: FT Editora, 2011. p. 161-182.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Minidicionário Século XXI: O minidicionário da língua portuguesa. 5. ed. rev. Ampl. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
FRASER, Nancy. Reconhecimento sem ética. Lua nova, São Paulo, s/v, n. 70, p. 101-138, 2007.
HARVEY, David. Condição Pós-moderna: uma pesquisa sobre as origens da mudança cultural. 14. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
HARVEY, David. O novo imperialismo. Tradução de Adail Sobral e Maria Stela Gonçalves. 8. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
KARAGIANNIS, Anatasios; STAINBACK, William; STAINBACK, Susan. Fundamentos do Ensino Inclusivo. In: STAINBACK, William; STAINBACK, Susan. Inclusão: Um guia para educadores. Porto Alegre: Artmed, 1999. p. 21-34.
LAGE, Ana Cristina Pereira. Espaço escolar. 2006. Disponível em: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/glossario/verb_c_espaco_escolar.htm. Acesso em: 10 jan. 2013.
LEÃO, Andreza Marques de Castro; et al. Inclusão do aluno com dismotria cerebral ontogenética: analise das práticas pedagógicas. Revista Brasileira de Educação Especial [online], Marília-SP, v. 12, n. 2, p. 169-186, maio/ago., 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbee/a/TwCkFyWW5G9Z8WT6DfFkj4q/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 2 set. 2021.
MARCHESI, Álvaro. Da linguagem da deficiência às escolas inclusivas. In: COLL,
César; MARCHESI, Álvaro; PALACIOS, Jesús; (Orgs.). Desenvolvimento psicológico e educação: transtornos de desenvolvimento e necessidades educativas especiais. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 15-30.
MORENO, Maria C.; CUBERO, Rosário. Relações sociais nos anos pré-escolares: família, escola, colegas. In: COLL, César; et al. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia evolutiva. Porto Alegre: Artes Médicas. 1985. s/p.
SÁNCHEZ-CANO, Manuel; BONALS, Joan (Orgs.). Avaliação Psicopedagógica. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2008.
SANTOS, T. R. F. S. Contribuições da psicomotricidade e dos estudos sobre linguagem para a prática inclusiva nos contextos de ensino e aprendizagem. In: I ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISAS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO, 2012, Natal. Anais... Natal: UFRN, 2012.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
CARTA DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO ON LINE
CONCESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
O(s) autor(es) do trabalho acadêmico enviado à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE, por ser(em) titular(es) da propriedade literária do mesmo, assume(m) integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros e, caso infrinja, as devidas responsabilidades legais relacionadas a Direitos Autorais do material recaem sobre o(s) autor(es) do texto em questão. Desta forma, autoriza(m) a edição de seu trabalho e concede(m) à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o citado artigo impresso em papel ou on line, na referida Revista em número e volume ainda a serem definidos pela sua Comissão Editorial. Tal concessão não terá caráter oneroso para a UFPE ou para a Comissão Editorial da Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ou seja, não haverá remuneração sob qualquer modalidade pela utilização do referido material, tendo o mesmo o caráter de colaboração. O(s) autor(es) compromete(m)-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer e compromete(m)-se também a não autorizar(em) terceiros a transcreverem ou traduzirem parte ou totalidade da obra sem expressa autorização da Comissão Editorial desta Revista, cabendo ao infrator as penas da legislação em vigor. O(s) autor(es) asseguram ainda que revisou(aram) a forma final do trabalho e o aprovou(aram) para publicação. À Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – Comissão Editorial, reserva-se o direito de modificar o texto, em consulta ao/a/aos/as autor/es/a/as, incluindo reformulações na linguagem, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação.
Os conteúdos da Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.