Percepções docentes sobre o processo de escolarização de pessoas com deficiência
Mots-clés :
educação inclusiva, legislação para inclusão, relatos docentesRésumé
A escolarização das Pessoas Com Deficiência- PCD, passou por diversas etapas desde a segregação em instituições asilares até a inclusão em escolas regulares. Para garantir o acesso dos PCD nas escolares regulares foram criadas leis como: artigos na Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação e Estatuto das Pessoas com Deficiência. A legislação existe, mas a realidade nem sempre corresponde ao exigido, o que pode ser constatado no relato de alguns professores. Assim o objetivo desta pesquisa é promover uma sensibilização da comunidade acadêmica acerca da inclusão ou não das pessoas com deficiência no ensino regular. Fizemos uma breve descrição e análise sobre alguns dos aspectos que envolvem o processo de escolarização das pessoas com deficiência. Esta é uma pesquisa qualitativa, em que foi utilizada a metodologia da revisão bibliográfica com autores relacionados ao tema da inclusão e colhido o relado de professores que atuam no ensino regular na cidade de Uberaba/MG. Os dados foram analisados por categorias e após foi elaborado este artigo científico.
Références
BAPTISTA, C. R. Política pública, Educação Especial e escolarização no Brasil, Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, p.1-17, 2019.
BARBOSA, G.K.A.; BEZERRA, C.M.T.; Educação Inclusiva: reflexões sobre a escola e a formação docente. Revista Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v.2, n.2 p.1-11, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/ Aceso em: out.2021.
BARBOSA, S.D.; FIALHO, F.M.L.; MACHADO, S.J.C. Educação inclusiva: aspectos históricos, políticos e ideológicos sua constituição no cenário internacional. Revista Eletrónica Actualidades Investigativas em Educacion, Costa Rica. v. 18, n. 2, p. 598-618, 2018.
BRASIL .Lei nº 8.213, de 24 de julho 1991. Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências. Brasília, DF: Casa Civil. [2021]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em: out. 2021.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 2021. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: mai.2021.
BRASIL. Decreto nº 3.956, de 08 de outubro. que promulga a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência. Brasília, DF: Presidência da República. [2021]. Disponível em: http://pfdc.pgr.mpf.mp.br/atuacao-e-conteudos-de-apoio/legislacao/pessoa-deficiencia/d3956.2001_conv_elim_discr_pessoascomdeficiencia.pdf Acesso em mai.2021.
BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Que estabelece Leis e Diretrizes Para Educação Básica Nacional, Brasília, DF: Casa Civil, [2021]. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: out.2021.
Instituto Brasileiro de Geografia. (IBGE), 2015. Disponível em:
http://www.ibge.gov.br/home/ Acesso em: marc. 2016
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), 2018. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/artigo/-
/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/censo-escolar-2018- Acesso
em: jul.2021.
LIBÂNEO, J. C. Didática. 2. ed. São Paulo, Brasil: Cortez, 2003.
MARCOTTI, P.; MARQUES, M. F.; Educação inclusiva-formação e prática
docente. Revista de Pós-Graduação Multidisciplinar, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 77-
, 2017.
MENDES, E. G. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil.
Revista Brasileira de Educação, São Carlos, v. 11, n. 33, p. 387-405, 2006.
Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação Especial 2008, Disponível
em: ov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: mai.2021
MOLINARE, P. B., A Formação do Professor para a Educação Especial: um enfoque para a Síndrome de Down. Anais do XI Congresso Nacional de Educação. Curitiba, Paraná: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 2013. p. 15087-15101. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/CD2013/pdf/10236_5097 Acesso em:
out. 2021
MONTOAN. M. T. E.; Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Brasil, Moderna, 2003.
REBELO, S.A.; KASSAR, M.C.M. Indicadores educacionais de matrículas de alunos com deficiência no Brasil (1974- 2014). Estudos em Avaliação Educacional. São Paulo, v.29, p. 276-307, jan/abr. 2018. Disponível em:
pulicacoes.fcc.org.br/index.php/eae/issue/view/344/178 Acesso em: out.2021
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
© Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica 2021

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
CARTA DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO ON LINE
CONCESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
O(s) autor(es) do trabalho acadêmico enviado à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE, por ser(em) titular(es) da propriedade literária do mesmo, assume(m) integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros e, caso infrinja, as devidas responsabilidades legais relacionadas a Direitos Autorais do material recaem sobre o(s) autor(es) do texto em questão. Desta forma, autoriza(m) a edição de seu trabalho e concede(m) à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o citado artigo impresso em papel ou on line, na referida Revista em número e volume ainda a serem definidos pela sua Comissão Editorial. Tal concessão não terá caráter oneroso para a UFPE ou para a Comissão Editorial da Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ou seja, não haverá remuneração sob qualquer modalidade pela utilização do referido material, tendo o mesmo o caráter de colaboração. O(s) autor(es) compromete(m)-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer e compromete(m)-se também a não autorizar(em) terceiros a transcreverem ou traduzirem parte ou totalidade da obra sem expressa autorização da Comissão Editorial desta Revista, cabendo ao infrator as penas da legislação em vigor. O(s) autor(es) asseguram ainda que revisou(aram) a forma final do trabalho e o aprovou(aram) para publicação. À Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – Comissão Editorial, reserva-se o direito de modificar o texto, em consulta ao/a/aos/as autor/es/a/as, incluindo reformulações na linguagem, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação.
Os conteúdos da Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.