Percepções docentes sobre o processo de escolarização de pessoas com deficiência

Auteurs-es

  • Rosa Maria da Silva IFTM/UFU
  • Adriany de Ávila Melo Sampaio UFU

Mots-clés :

educação inclusiva, legislação para inclusão, relatos docentes

Résumé

A escolarização das Pessoas Com Deficiência- PCD, passou por diversas etapas desde a segregação em instituições asilares até a inclusão em escolas regulares. Para garantir o acesso dos PCD nas escolares regulares foram criadas leis como: artigos na Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação e Estatuto das Pessoas com Deficiência.  A legislação existe, mas a realidade nem sempre corresponde ao exigido, o que pode ser constatado no relato de alguns professores. Assim o objetivo desta pesquisa é promover uma sensibilização da comunidade acadêmica acerca da inclusão ou não das pessoas com deficiência no ensino regular. Fizemos uma breve descrição e análise sobre alguns dos aspectos que envolvem o processo de escolarização das pessoas com deficiência. Esta é uma pesquisa qualitativa, em que foi utilizada a metodologia da revisão bibliográfica com autores relacionados ao tema da inclusão e colhido o relado de professores que atuam no ensino regular na cidade de Uberaba/MG. Os dados foram analisados por categorias e após foi elaborado este artigo científico.

 

Bibliographies de l'auteur-e

Rosa Maria da Silva, IFTM/UFU

Pedagoga - IFTM Doutoranda - UFU

Adriany de Ávila Melo Sampaio, UFU

Professora Doutora do Programa de Pós Graduação em Geografia da UFU

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Publié-e

2021-12-21