Tecnologias digitais e aprendizagem de língua inglesa: a produção de vídeos para a promoção da aprendizagem significativa de inglês
Mots-clés :
produção de vídeos, aprendizagem significativa, aprendizagem da língua inglesaRésumé
Esse artigo objetiva investigar se a produção de vídeos, enquanto um recurso pedagógico, fomenta a aprendizagem significativa da língua Inglesa a partir de um estudo qualitativo, através do método pesquisa participante. A pesquisa envolveu o acompanhamento de um grupo de estudantes do ensino médio de uma escola pública federal durante quatro semanas. Esse grupo foi submetido à uma sequência didática fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa, construto teórico deste estudo, para a produção de vídeos. Os resultados revelam que a produção de vídeos contribui para a aprendizagem significativa da língua inglesa, ampliando tanto o repertório, quanto as competências linguísticas e comunicativas dos estudantes. As limitações deste estudo incluíram a insuficiência de trabalhos na área de ensino e aprendizagem da língua inglesa na perspectiva da aprendizagem significativa. Por isso, estudos futuros devem considerar a pesquisa sobre essa abordagem no contexto aqui desenvolvido.
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