Tecnologias digitais e aprendizagem de língua inglesa: a produção de vídeos para a promoção da aprendizagem significativa de inglês

Autores/as

Palabras clave:

produção de vídeos, aprendizagem significativa, aprendizagem da língua inglesa

Resumen

Esse artigo objetiva investigar se a produção de vídeos, enquanto um recurso pedagógico, fomenta a aprendizagem significativa da língua Inglesa a partir de um estudo qualitativo, através do método pesquisa participante. A pesquisa envolveu o acompanhamento de um grupo de estudantes do ensino médio de uma escola pública federal durante quatro semanas. Esse grupo foi submetido à uma sequência didática fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa, construto teórico deste estudo, para a produção de vídeos. Os resultados revelam que a produção de vídeos contribui para a aprendizagem significativa da língua inglesa, ampliando tanto o repertório, quanto as competências linguísticas e comunicativas dos estudantes. As limitações deste estudo incluíram a insuficiência de trabalhos na área de ensino e aprendizagem da língua inglesa na perspectiva da aprendizagem significativa. Por isso, estudos futuros devem considerar a pesquisa sobre essa abordagem no contexto aqui desenvolvido.

Biografía del autor/a

Alessandra Simone do Prado Siqueira, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Professora do Ensino Básico e Superior.                              Atua como professora do Ensino Básico no Colégio de Aplicação da UFPE e como coordenadora e professora da Pós- Graduação da Cling- Coordenação de Línguas para Internacionalização da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Patrícia Smith Cavalcante, UFPE

Coordinator, researcher and teacher of Post-graduation in Mathematics and Technological Education (EDUMATEC), Federal University of Pernambuco, Brazil. PhD at Newcastle University (UK).

Kátia Aparecida da Silva Aquino, UFPE

Possui pós-doutorado em Educação Tecnológica pelo programa de Pós Graduação em Educação Matemática e Tecnológica (EDUMATEC) da Universidade Federal de Pernambuco (2014). É professora Titular do Colégio de Aplicação/Centro de Educação, membro do Programa de Pós Graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares (PROTEN-DEN-CRCN/NE) e do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional de Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB). É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Aprendizagem Significativa (GEPAS). Atualmente é bolsista de produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq.

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Publicado

2023-08-09