Uso de estratégia avaliativa inspirada na TBL (“team based learning – aprendizagem baseada em equipes”) visando à redução da autopercepção de ansiedade em provas por estudantes do Ensino Médio
Mots-clés :
neuroeducação, emoções e aprendizagem, metodologias ativasRésumé
A pandemia de COVID-19 gerou inúmeros impactos no cotidiano escolar e trouxe consigo diversos
desafios para a educação, acentuando o déficit educacional. Entre adolescentes, em particular aqueles
que cursaram o ensino remoto na rede pública, esses problemas ainda foram acentuados por diversos
fatores sociais e falta de supervisão, evidenciando os efeitos psicossociais, dentre eles a ansiedade.
Sabe-se que as emoções têm um papel fundamental na aprendizagem. Portanto, este relato de
experiência tem como objetivo refletir sobre o impacto do uso de um instrumento avaliativo inspirado
no conceito da metodologia ativa “Team Based Learning” sobre a autopercepção de ansiedade dos
estudantes do 1º ano do Ensino Médio. O instrumento avaliativo contou com um componente individual,
com uma resposta correta e possibilidade de assinalar múltiplas alternativas, e um coletivo, com
feedback imediato. A maior parte dos estudantes considerou positiva a aplicação do instrumento tanto
para a obtenção de nota quanto para reduzir a ansiedade no momento da realização da atividade,
embora para alguns estudantes a ansiedade tenha sido aumentada pela possibilidade de assinalar
mais de uma alternativa nas questões. Permanecem incertezas sobre o impacto dessa estratégia sobre
alunos com baixo rendimento, a influência do componente em equipe sobre a aprendizagem e a
necessidade de maiores estudos que investiguem outros impactos e estratégias possíveis.
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