Uso de estratégia avaliativa inspirada na TBL (“team based learning – aprendizagem baseada em equipes”) visando à redução da autopercepção de ansiedade em provas por estudantes do Ensino Médio

Auteurs

  • Thamiris Dornelas de Araújo Colégio de Aplicação João XXIII

Mots-clés :

neuroeducação, emoções e aprendizagem, metodologias ativas

Résumé

A pandemia de COVID-19 gerou inúmeros impactos no cotidiano escolar e trouxe consigo diversos
desafios para a educação, acentuando o déficit educacional. Entre adolescentes, em particular aqueles
que cursaram o ensino remoto na rede pública, esses problemas ainda foram acentuados por diversos
fatores sociais e falta de supervisão, evidenciando os efeitos psicossociais, dentre eles a ansiedade.
Sabe-se que as emoções têm um papel fundamental na aprendizagem. Portanto, este relato de
experiência tem como objetivo refletir sobre o impacto do uso de um instrumento avaliativo inspirado
no conceito da metodologia ativa “Team Based Learning” sobre a autopercepção de ansiedade dos
estudantes do 1º ano do Ensino Médio. O instrumento avaliativo contou com um componente individual,
com uma resposta correta e possibilidade de assinalar múltiplas alternativas, e um coletivo, com
feedback imediato. A maior parte dos estudantes considerou positiva a aplicação do instrumento tanto
para a obtenção de nota quanto para reduzir a ansiedade no momento da realização da atividade,
embora para alguns estudantes a ansiedade tenha sido aumentada pela possibilidade de assinalar
mais de uma alternativa nas questões. Permanecem incertezas sobre o impacto dessa estratégia sobre
alunos com baixo rendimento, a influência do componente em equipe sobre a aprendizagem e a
necessidade de maiores estudos que investiguem outros impactos e estratégias possíveis.

Biographie de l'auteur

Thamiris Dornelas de Araújo, Colégio de Aplicação João XXIII

Mestre em Ciências Biológicas – Genética e Biotecnologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professora do Departamento de Ciências Naturais do CAp João XXIII da UFJF. E-mail: thamiris.dornelas@ufjf.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0744-415X

Références

ALMEIDA, A. R. S. A Emoção na sala de aula. 6ª ed. São Paulo: Papirus, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei n. 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso 10 Jul 2024.

BOLLELA, V. R. et al. Aprendizagem baseada em equipes: da teoria à prática. Medicina, Ribeirão Preto, v. 47, n. 3, p.293-300, 2014.

CUNHA, E.Z.F. et al. Neurociência vai à escola: emoções negativas e a relação com doenças físicas e dificuldades na aprendizagem. Journal of Health, v. 1, n. 25, 2021.

ESPINOSA, T.; ARAÚJO, I. S.; VEIT, E. A. Crenças de autoeficácia em aprender física e trabalhar colaborativamente: um estudo de caso com o método Team-Based Learning em uma disciplina de física básica. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 12, n. 1, p. 29-54, 2019.

FREITAS, A. M. M. et al.Expedição tripulada a marte: hábitos de pesquisa de alunos do ensino médio. Revista Interdisciplinar de Tecnologias e Educação, v. 5, n. 1, 2022.

GADAGNOTO. T.C. et al. Repercussões emocionais da pandemia de COVID-19 em adolescentes: desafios à saúde pública. Emotional consequences of the COVID-19 pandemic in adolescents: challenges to public health. Revista da Escola de Enfermagem da USP. V. 56, 2022.

GONZAGA, L.R.V.; SILVA, A.M.B.; ENUMO, S.R.F. Ansiedade de provas em estudantes do ensino médio. Psicologia Argumento, v. 34, n. 84, 2016.

GROLLI, V.; WAGNER, M. F.; DALBOSCO, S. N. P. Sintomas depressivos e de ansiedade em adolescentes do Ensino Médio. Revista de Psicologia da IMED, v. 9, n. 1, p. 87-103, 2017.

HAIDET, P.; KUBITZ, K.; MCCORMACK, W. T. Analysis of the Team-Based Learning Literature: TBL comes of age. Journal Excell Coll Teach, v. 25, n. 3-4, p. 303-333, 2014.

MICHAELSEN, L.K.; SWEET, M. The essential elements of Team-Based Learning. New Directions for Teaching and Learning, n.116, 2008.

OLIVEIRA, C. A. Avaliação de proposta estrutura na Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL – Team-Based Learning) para utilização num curso de medicina. Ponticícia Universidade Católica de São Paulo (Dissertação de Mestrado). 124f, 2014.

PIAGET, J. A tomada de consciência. São Paulo: EDUSP/Melhoramentos, 1974.

SAKAMOTO, S. R. et al. Aprendizagem baseada em equipes: um ensaio clínico randomizado na graduação em enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 73, n. 2, 2020.

SANTOS, F.M. et al.A neurociências e suas contribuições para a educação: as emoções e sua importância no processo de ensino-aprendizagem. VII Congresso Nacional de Educação, Maceió, 2020.

SILVA, M. G.; ERTHAL, J. P. C. Team-Based Learning e Peer Instruction: o estado do conhecimento das publicações em periódicos nacionais de ensino de física. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 6, p. 1-24, 2021.

SILVEIRA, J. A. et al.Ansiedade em alunos do ensino médio: um estudo de revisão. Psicologia.pt, 2019.

SOARES, D.P.; ALMEIDA, R.R. Intervenção e manejo de ansiedade em estudantes do ensino médio integrado. Research, Society and Development, v. 9, n.10. 2020.

SOUSA, J. T. M. et al. Análise de utilização da metodologia de avaliação Team-Based Learning (TBL) para alunos de estágio em farmácia comunitária. Revista de Biotecnologia e Ciência, v. 4, n. 1, 2015.

WANZEK, J. et al. The effects of Team-Based Learning on social studies knowledge acquisition in high school. Journal of Research on Educational Effectiveness, v. 7, p-183-204, 2014.

Fichiers supplémentaires

Publiée

2025-03-31