Use of an assessment strategy inspired by TBL (team-based learning) aiming to reduce self-perceived anxiety in tests among high school students
Keywords:
neuroeducation, emotions and learning, active methodologiesAbstract
The COVID-19 pandemic has generated numerous impacts on daily school life and brought with it various challenges for education, exacerbating the educational deficit. Among adolescents, particularly those who attended remote learning in public schools, these issues were further intensified by various social factors and lack of supervision, highlighting the psychosocial effects, including anxiety. It is wellknown that emotions play a fundamental role in learning. Therefore, this experience report aims to reflect on the impact of using an assessment tool inspired by the concept of the active methodology "TeamBased Learning" on the self-perception of anxiety among first-year high school students. The assessment tool included an individual component with a correct answer and the possibility of selecting multiple alternatives, and a collective component with immediate feedback. The majority of the students considered the application of the tool positive both for obtaining grades and for reducing anxiety during the activity, although for some students, anxiety was increased by the possibility of selecting more than one alternative in the questions. Uncertainties remain regarding the impact of this strategy on low achieving students, the influence of the team component on learning, and the need for further studies
investigating other impacts and possible strategies.
References
ALMEIDA, A. R. S. A Emoção na sala de aula. 6ª ed. São Paulo: Papirus, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei n. 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso 10 Jul 2024.
BOLLELA, V. R. et al. Aprendizagem baseada em equipes: da teoria à prática. Medicina, Ribeirão Preto, v. 47, n. 3, p.293-300, 2014.
CUNHA, E.Z.F. et al. Neurociência vai à escola: emoções negativas e a relação com doenças físicas e dificuldades na aprendizagem. Journal of Health, v. 1, n. 25, 2021.
ESPINOSA, T.; ARAÚJO, I. S.; VEIT, E. A. Crenças de autoeficácia em aprender física e trabalhar colaborativamente: um estudo de caso com o método Team-Based Learning em uma disciplina de física básica. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 12, n. 1, p. 29-54, 2019.
FREITAS, A. M. M. et al.Expedição tripulada a marte: hábitos de pesquisa de alunos do ensino médio. Revista Interdisciplinar de Tecnologias e Educação, v. 5, n. 1, 2022.
GADAGNOTO. T.C. et al. Repercussões emocionais da pandemia de COVID-19 em adolescentes: desafios à saúde pública. Emotional consequences of the COVID-19 pandemic in adolescents: challenges to public health. Revista da Escola de Enfermagem da USP. V. 56, 2022.
GONZAGA, L.R.V.; SILVA, A.M.B.; ENUMO, S.R.F. Ansiedade de provas em estudantes do ensino médio. Psicologia Argumento, v. 34, n. 84, 2016.
GROLLI, V.; WAGNER, M. F.; DALBOSCO, S. N. P. Sintomas depressivos e de ansiedade em adolescentes do Ensino Médio. Revista de Psicologia da IMED, v. 9, n. 1, p. 87-103, 2017.
HAIDET, P.; KUBITZ, K.; MCCORMACK, W. T. Analysis of the Team-Based Learning Literature: TBL comes of age. Journal Excell Coll Teach, v. 25, n. 3-4, p. 303-333, 2014.
MICHAELSEN, L.K.; SWEET, M. The essential elements of Team-Based Learning. New Directions for Teaching and Learning, n.116, 2008.
OLIVEIRA, C. A. Avaliação de proposta estrutura na Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL – Team-Based Learning) para utilização num curso de medicina. Ponticícia Universidade Católica de São Paulo (Dissertação de Mestrado). 124f, 2014.
PIAGET, J. A tomada de consciência. São Paulo: EDUSP/Melhoramentos, 1974.
SAKAMOTO, S. R. et al. Aprendizagem baseada em equipes: um ensaio clínico randomizado na graduação em enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 73, n. 2, 2020.
SANTOS, F.M. et al.A neurociências e suas contribuições para a educação: as emoções e sua importância no processo de ensino-aprendizagem. VII Congresso Nacional de Educação, Maceió, 2020.
SILVA, M. G.; ERTHAL, J. P. C. Team-Based Learning e Peer Instruction: o estado do conhecimento das publicações em periódicos nacionais de ensino de física. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 12, n. 6, p. 1-24, 2021.
SILVEIRA, J. A. et al.Ansiedade em alunos do ensino médio: um estudo de revisão. Psicologia.pt, 2019.
SOARES, D.P.; ALMEIDA, R.R. Intervenção e manejo de ansiedade em estudantes do ensino médio integrado. Research, Society and Development, v. 9, n.10. 2020.
SOUSA, J. T. M. et al. Análise de utilização da metodologia de avaliação Team-Based Learning (TBL) para alunos de estágio em farmácia comunitária. Revista de Biotecnologia e Ciência, v. 4, n. 1, 2015.
WANZEK, J. et al. The effects of Team-Based Learning on social studies knowledge acquisition in high school. Journal of Research on Educational Effectiveness, v. 7, p-183-204, 2014.
Additional Files
Published
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
CARTA DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO ON LINE
CONCESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
O(s) autor(es) do trabalho acadêmico enviado à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE, por ser(em) titular(es) da propriedade literária do mesmo, assume(m) integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros e, caso infrinja, as devidas responsabilidades legais relacionadas a Direitos Autorais do material recaem sobre o(s) autor(es) do texto em questão. Desta forma, autoriza(m) a edição de seu trabalho e concede(m) à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o citado artigo impresso em papel ou on line, na referida Revista em número e volume ainda a serem definidos pela sua Comissão Editorial. Tal concessão não terá caráter oneroso para a UFPE ou para a Comissão Editorial da Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ou seja, não haverá remuneração sob qualquer modalidade pela utilização do referido material, tendo o mesmo o caráter de colaboração. O(s) autor(es) compromete(m)-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer e compromete(m)-se também a não autorizar(em) terceiros a transcreverem ou traduzirem parte ou totalidade da obra sem expressa autorização da Comissão Editorial desta Revista, cabendo ao infrator as penas da legislação em vigor. O(s) autor(es) asseguram ainda que revisou(aram) a forma final do trabalho e o aprovou(aram) para publicação. À Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – Comissão Editorial, reserva-se o direito de modificar o texto, em consulta ao/a/aos/as autor/es/a/as, incluindo reformulações na linguagem, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação.
Os conteúdos da Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.