Educação infantil em tempo integral no município de Vitória-ES em tempos de pandemia: as percepções das crianças
as percepções das crianças
Mots-clés :
educação infantil em tempo integral, infâncias, pandemiaRésumé
Este artigo tem como objetivo problematizar as percepções das crianças matriculadas na educação
infantil em tempo integral sobre suas vivências em tempos de pandemia, considerando a ausência do
espaço físico da escola como lócus de proteção e de provisão social. Adota uma pesquisa exploratória,
tendo como instrumentos entrevistas semiestruturadas e diário de campo, com crianças com idades
entre cinco e seis anos, matriculadas na educação infantil em tempo integral da Rede Pública Municipal
de Vitória-ES. Os resultados revelam que os vínculos das crianças com a instituição de educação infantil se constituíram pelo acesso às plataformas educacionais virtuais, o envio de materiais
impressos e a entrega de cestas básicas. As falas das crianças indicam algumas interações com os espaços da cidade como um aspecto positivo ocorrido no período pandêmico. Conclui-se que, embora as vivências com a cidade tenham sido mencionadas, o destaque das crianças recai sobre o
rompimento com o cotidiano da educação infantil em tempo integral, demonstrando a importância desse atendimento ampliado na garantia de um conjunto de direitos sociais.
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