RPG Pedagógico em ambiente virtual: Uma experiência de atividade remota em época de Pandemia

Auteurs

Mots-clés :

RPG pedagógico, RPG virtual, ensino de física, ensino na pandemia

Résumé

Durante o ápice da pandemia de Covid-19, quando todas as escolas estavam fechadas, o CAp-UFPE buscou juntar seus estudantes a partir de atividades integradoras com participação voluntária, em encontros online. Neste trabalho, apresentam-se os resultados de uma dessas atividades, em que utilizamos o roleplaying game pedagógico em ambiente virtual e à distância, fazendo uso de aplicativos e sites especializados como o Google Meet e o Roll20. Os participantes, doze estudantes da primeira série do ensino médio, foram todos voluntários para a atividade. A sessão à distância com o RPG foi uma experiência agradável para todos e se revelou essencial para trazer ânimo para os estudantes, que viviam uma rotina de isolamento social, segundo suas próprias palavras. Entretanto, o uso de atividades com o RPG pedagógico em ambiente virtual com uma turma inteira pode apresentar desafios logísticos e humanos para sua realização.

Biographie de l'auteur

Ricardo Ribeiro do Amaral, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciado em Física; Mestre em Ensino das Ciências; Doutor em Educação Tecnológica. Professor de Fìsica desde 2000; Pesquisador sobre RPG e Jogos na Educação.

Références

AMARAL, R. Uso do RPG pedagógico no ensino de Física. 2008. 170 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências) – Universidade Federal Rural de Pernambuco. Recife: UFRPE, 2008.

AMARAL, R. RPG na escola: aventuras pedagógicas. Recife: Ed. Universitária, 2013.

AMARAL, R. RPG na escola, 2016. Aventura pronta: a torre de cristal. Disponível em <https://www.rpgnaescola.com.br/downloads-material-extra/ >. Acesso em: 21 de Out. de 2021.

GALLINA, P; AZEVEDO, T. Porvir, 2020. Professores de História levam jogos de RPG para outras disciplinas durante a quarentena. Disponível em < https://porvir.org/professores-de-historia-levam-jogos-de-rpg-para-outras-disciplinas-durante-a-quarentena/>. Acesso em: 06 de Out. de 2021.

MARCATTO, A. Saindo do quadro: uma metodologia lúdica e participativa baseada no roleplaying game. 2.ed. São Paulo: A. Marcatto, 1996.

MESQUITA, J. Ensino de História e jogos digitais: experiência com RPGAD para o ensino da independência do Brasil na Bahia. 2018. 206 f. Tese (Doutorado em Educação e Contemporaneidade) – Universidade do Estado da Bahia. Salvador: PPGEDUC, 2018.

PAVÃO, A. A aventura da leitura e da escrita entre mestres de roleplaying game. 2. Ed. São Paulo: Devir, 2000.

Téléchargements

Publiée

2023-08-09