RPG Pedagógico em ambiente virtual: Uma experiência de atividade remota em época de Pandemia
Palabras clave:
RPG pedagógico, RPG virtual, ensino de física, ensino na pandemiaResumen
Durante o ápice da pandemia de Covid-19, quando todas as escolas estavam fechadas, o CAp-UFPE buscou juntar seus estudantes a partir de atividades integradoras com participação voluntária, em encontros online. Neste trabalho, apresentam-se os resultados de uma dessas atividades, em que utilizamos o roleplaying game pedagógico em ambiente virtual e à distância, fazendo uso de aplicativos e sites especializados como o Google Meet e o Roll20. Os participantes, doze estudantes da primeira série do ensino médio, foram todos voluntários para a atividade. A sessão à distância com o RPG foi uma experiência agradável para todos e se revelou essencial para trazer ânimo para os estudantes, que viviam uma rotina de isolamento social, segundo suas próprias palavras. Entretanto, o uso de atividades com o RPG pedagógico em ambiente virtual com uma turma inteira pode apresentar desafios logísticos e humanos para sua realização.
Citas
AMARAL, R. Uso do RPG pedagógico no ensino de Física. 2008. 170 f. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências) – Universidade Federal Rural de Pernambuco. Recife: UFRPE, 2008.
AMARAL, R. RPG na escola: aventuras pedagógicas. Recife: Ed. Universitária, 2013.
AMARAL, R. RPG na escola, 2016. Aventura pronta: a torre de cristal. Disponível em <https://www.rpgnaescola.com.br/downloads-material-extra/ >. Acesso em: 21 de Out. de 2021.
GALLINA, P; AZEVEDO, T. Porvir, 2020. Professores de História levam jogos de RPG para outras disciplinas durante a quarentena. Disponível em < https://porvir.org/professores-de-historia-levam-jogos-de-rpg-para-outras-disciplinas-durante-a-quarentena/>. Acesso em: 06 de Out. de 2021.
MARCATTO, A. Saindo do quadro: uma metodologia lúdica e participativa baseada no roleplaying game. 2.ed. São Paulo: A. Marcatto, 1996.
MESQUITA, J. Ensino de História e jogos digitais: experiência com RPGAD para o ensino da independência do Brasil na Bahia. 2018. 206 f. Tese (Doutorado em Educação e Contemporaneidade) – Universidade do Estado da Bahia. Salvador: PPGEDUC, 2018.
PAVÃO, A. A aventura da leitura e da escrita entre mestres de roleplaying game. 2. Ed. São Paulo: Devir, 2000.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
CARTA DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO ON LINE
CONCESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
O(s) autor(es) do trabalho acadêmico enviado à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE, por ser(em) titular(es) da propriedade literária do mesmo, assume(m) integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros e, caso infrinja, as devidas responsabilidades legais relacionadas a Direitos Autorais do material recaem sobre o(s) autor(es) do texto em questão. Desta forma, autoriza(m) a edição de seu trabalho e concede(m) à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o citado artigo impresso em papel ou on line, na referida Revista em número e volume ainda a serem definidos pela sua Comissão Editorial. Tal concessão não terá caráter oneroso para a UFPE ou para a Comissão Editorial da Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ou seja, não haverá remuneração sob qualquer modalidade pela utilização do referido material, tendo o mesmo o caráter de colaboração. O(s) autor(es) compromete(m)-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer e compromete(m)-se também a não autorizar(em) terceiros a transcreverem ou traduzirem parte ou totalidade da obra sem expressa autorização da Comissão Editorial desta Revista, cabendo ao infrator as penas da legislação em vigor. O(s) autor(es) asseguram ainda que revisou(aram) a forma final do trabalho e o aprovou(aram) para publicação. À Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – Comissão Editorial, reserva-se o direito de modificar o texto, em consulta ao/a/aos/as autor/es/a/as, incluindo reformulações na linguagem, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação.
Os conteúdos da Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.