MEMÓRIAS DE UMA PROFESSORA DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA CONSTITUIÇÃO DE SUA IDENTIDADE DOCENTE: NARRATIVAS DAS EXPERIÊNCIAS NO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM RESIDÊNCIA DOCENTE DO CENTRO PEDAGÓGICO/EBAP/UFMG

Autores/as

  • Sandra Garcia Costa Prefeitura Municipal de Belo Horizonte
  • Amanda Fonseca Soares Freitas Universidade Federal de Minas Gerais
  • Luiz Gustavo Nicacio Universidade Federal de Minas Gerais

Palabras clave:

Identidade docente, Formação de professores, Pesquisa autobiográfica

Resumen

Este trabalho apresenta o relato de experiência de uma professora atuante na rede municipal de Belo Horizonte, como parte de seu processo formativo no Curso de Especialização em Residência Docente para Formação de Educadores da Educação Básica do Centro Pedagógico da UFMG. O texto destaca o processo de constituição de sua identidade profissional, que se revela através das narrativas de suas experiências durante o curso. A luz do referencial teórico procuramos discutir o conceito de identidade docente sob a perspectiva de construção e movimento constantes, frente às múltiplas influências e experiências práticas. Consideramos que o tema da identidade docente está intimamente relacionado à história de vida, às experiências que a docente vivenciou antes mesmo de sua opção profissional e às escolhas que foi realizando ao longo de sua carreira, às trocas e processos de formação realizados

Biografía del autor/a

Sandra Garcia Costa, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

Professora da rede Municipal de Belo Horizonte

Amanda Fonseca Soares Freitas, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora e mestre em Educação, Licenciada em Educação Física, professora de Educação Física do Centro Pedagógico da UFMG

Luiz Gustavo Nicacio, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Estudos do Lazer; Mestre em estudos do Lazer, Licenciado em Educação Física. Professor de Educação Física do Coltec da UFMG

Citas

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Texto: Memória, narrativas e pesquisa autobiográfica. (História da Educação, ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, n. 14 p. 79-95, set. 2003.

BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n.19, p. 20-28, Apr. 2002.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez Editora, 1999. (p. 15 a 34)

ROGERS, Carl R. Tornar-se pessoa. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.

TARDIF, Maurice. Saberes docente e educação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Indisciplina e disciplina escolar – Fundamentos para o trabalho docente. São Paulo: Cortez, 2009.

Publicado

2020-12-22