A Mastozoologia em foco: um olhar crítico sob os livros de Ciências das escolas estaduais de São Cristóvão - SE
um olhar crítico sob os livros de Ciências das escolas estaduais de São Cristóvão - SE
Mots-clés :
biodiversidade, educação básica, ensino de zoologia, mastofaunaRésumé
A Mastozoologia é o ramo da Zoologia dedicado ao estudo dos mamíferos, sendo um grupo que apresenta grande riqueza e distribuição ao longo do território brasileiro, o que torna essencial a
divulgação dos conhecimentos sobre essa classe de forma efetiva, em especial, no Ensino de
Ciências. Assim, os livros didáticos tornam-se fundamentais para a propagação desse conteúdo e sua avaliação necessita ser realizada de forma criteriosa e significativa. O presente trabalho tem como
objetivo analisar a abordagem do conteúdo de Mastozoologia nos livros de Ciências utilizados por
escolas da rede pública estadual em São Cristóvão – Sergipe. A análise dos conteúdos nos livros
selecionados foi realizada a partir de três eixos: conteúdo teórico, recursos visuais e atividades propostas. Os resultados revelam abordagens superficiais sobre o tema e pouca representatividade
da fauna brasileira, com redução do conteúdo e pouco aprofundamento, além de maiores referências
às espécies exóticas em comparação às nativas e atividades predominantemente discursivas, criando
lacunas no conhecimento referentes aos mamíferos. Sendo assim, faz-se necessário que reflexões
mais detalhadas sejam feitas sobre a escolha dos livros didáticos por docentes, levando em consideração obras que propiciem informações que levem a novos olhares sobre os mamíferos brasileiros e o Ensino de Zoologia.
Références
ABREU, Edson F.; CASALI, Daniel; COSTA-ARAÚJO, Rodrigo; GARBINO,
Guilherme; LIBARDI, Gustavo S.; LORETTO, Diogo; LOSS, Ana Carolina;
MARMONTEL, Miriam; MORAS, Ligiane M.; NASCIMENTO, Maria Clara do;
OLIVEIRA, Márcio; PAVAN, Silvia E.; TIRELLI, Flávia P. Lista de Mamíferos do Brasil (2023-1), 2023. Zenodo. Disponível em: < https://doi.org/10.5281/zenodo.10428436. >. Acesso em: 29 mar. 2024.
ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de; FERREIRA, Andrea Tereza Brito.
Programa nacional do livro didático (PNLD): mudanças nos livros de alfabetização e os usos que os professores fazem desse recurso em sala de aula. Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação, Rio de Janeiro, v. 27, n. 103, p. 250-270, abr./jun. 2019.
ANJOS, Roberta Oliveira dos. Análise de conteúdo dos livros didáticos de
Ciências - o antes e o depois da BNCC nos anos finais do Ensino Fundamental. 2024. 65 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Universidade Federal de Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2024.
ARONI, Marilise Duarte Scherer. Possibilidades no ensino de ciências da
natureza a partir de bibliografia intitulada guia prático para estudos de
biodiversidade para nível médio. 2023. 95 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2023.
BANDEIRA, Andreia; VELOZO, Emerson Luís. Livro didático como artefato cultural: possibilidades e limites para as abordagens das relações de gênero e sexualidade no Ensino de Ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 25, n. 4, p. 1019-1033, 2019.
BATISTA, Ana Bezerra da Silva. A Zoologia nos livros didáticos do ensino
básico: uma revisão bibliográfica. 2023. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso
(Ciências Biológicas - Licenciatura) – Centro Acadêmico da Victória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Anão, 2023.
BITTENCOURT, Mariana; PEREIRA, Thais Nunes; COSTA, Jéssica Gomes das
Mercês; SILVA, Anderson Moreira da; CARMO, Ednaldo Medeiros. A disciplina
escolar Ciências na BNCC e as implicações para a prática docente. In: Encontro Nacional de Ensino de Biologia, 8., 2021, Online. Anais [...]. Online, 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília:
MEC, 2018.
BRASIL, Ministério do Meio Ambiente. Gabinete do Ministro. Portaria MMA Nº 148, de 7 de junho de 2022. Altera os Anexos da Portaria nº 443, de 17 de dezembro de 2014, e da Portaria nº 445, de 17 de dezembro de 2014, referentes à atualização da Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 8 jun. 2022.
CASTRO, George Anderson Macedo; SANTO, Cláudia Fernandes Andrade do
Espírito; BARATA, Rouziclayde Castelo; ALMOULOUD, Saddo Ag. Desafios para o professor de Ciências e Matemática revelados pelo estudo da BNCC do Ensino Médio. Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 15, p. 01-32, 2020.
FERREIRA, Letícia Sousa dos Santos; SILVA, Alderyce Passos; SOUTO, Wedson
de Medeiros Silva; NÁPOLIS, Patrícia Maria Martins. Aves e mamíferos da caatinga: experiências com jogos educativos para a valorização da fauna local. Revista Brasileia de Ensino de Ciências e Matemática, Passo Fundo, v. 5, n. 1, p. 707-724, jan/jun. 2022.
GEWANDSZNAJDER, Fernando; PACCA, Helena. Teláris ciências. 3. ed. São
Paulo: Ática, 2018.
GUERRA, Avaetê de Lunetta e Rodrigues. Metodologia da pesquisa científica e acadêmica. Revista Owl (Owl Journal) - Revista Interdisciplinar de Ensino e
Educação, Campina Grande, v. 1, n. 2, p. 149-159, ago. 2023.
GUIMARÃES, Ivanise Cortez Sousa; ARAÚJO, Magnólia Fernandes Florêncio de; SOUSA, Rute Alves de. Instrumentação para o Ensino de Biologia II. 2. ed. Natal: EDUFRN, 2011.
MARTINS, Isabel; GOUVÊA, Guaracira; PICCININI, Cláudia. Aprendendo com
imagens. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 57, n. 4, p. 38-40, 2005.
MARTINS, André Ferrer Pinto; VICTOR, Fernanda Cavalcanti. Ilustrações Científicas no Ensino de Ciências: Um Panorama a partir de Periódicos Brasileiros. ALEXANDRIA: Revista de Educação em Ciências e Tecnologia, Florianópolis, v. 13, n. 2, p. 99-121, nov. 2020.
MELO, Robson Soares de. Conhecimento e utilização de mamíferos por duas
comunidades em uma área de proteção ambiental (APA/ARARIPE): uma
abordagem etnomastozoológica. 2013. 64 f. Dissertação (Mestrado em Ecologia), - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, 2013.
OLIVEIRA, Marizete de; COSTA, Susana Cardoso da Silva; COSTA Samuel. A
abordagem de mamíferos nos livros didáticos de Ciências. Revista
Técnico-Científica do IFSC, v. 2, n. 2, p. 767, 2013.
PACHECO, Renan Santana. Análise do conteúdo de mamíferos em livros
didáticos do ensino básico em Florianópolis. 2014. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas) – Centro de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.
REIS, Nelio Roberto dos; PERACCHI, Adriano Lúcio; PEDRO, Wagner André; LIMA, Isaac Passos de. Mamíferos do Brasil. 2. ed. Londrina: Edição do autor, 2011.
REIS, Denise; SILVA, Nilvania. Turma multisseriada: A cooperação no trabalho em grupo como aliado no processo de ensino. Revista Momento – diálogos em educação, v. 32, n. 1, p. 364-387, jan./abr. 2023.
RODRIGUES, Tatiane Daby de Fátima Faria; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de; SANTOS, Josely Alves dos. As pesquisas qualitativas e quantitativas na educação. Revista Prisma, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 154-174, 2021.
SAMPAIO, Tuane Bazanella. Metodologia da pesquisa. 1. ed. Santa Maria, RS:
UFSM, CTE, UAB, 2022.
SANTOS, Thamyris Viana dos. Mastofauna nos livros didáticos de ciências do
ensino fundamental: uma análise da representatividade das espécies nativas
silvestres brasileiras (PNLD 2014 e 2017). 2021. 84 f. Dissertação (Mestrado em Ensino em Biociências e Saúde) - Instituto Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2021.
SEDUC – Secretaria de Estado da Educação e da Cultura. São Cristóvão – Rede
Estadual. www.seduc.se,gov.br. Disponível em:
https://www.seduc.se.gov.br/redeEstadual/municipio.asp cdMunicipio=2806701. >. Acesso em: 15 jul. 2023.
SERGIPE. Currículo de Sergipe: integrar e construir. Sergipe: Secretaria de
Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, 2018.
SILVA, Lizandra Júlia Crisóstomo da. Educação em tirinhas: propostas educativas para o ensino de Zoologia. 2021. 111 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2021.
SILVA, Rafael Oliveira da. O ensino sobre fauna brasileira nas escolas: oportunidade de conexão entre a natureza e a conservação.
Thoreauvia - Periódico de Ciências Biológicas da UNIVASF, v. 2, n, 2, p. 30,
SPERANDEI, Vinícius; VIANA, Gabriel Menezes. Análise de imagens de vertebrados em livros didáticos de Ciências. Revista da Associação Brasileira de Ensino de Biologia, n. 9, p. 5132-5143, 2016.
VASCONCELOS, Simão Dias; SOUTO, Emanuel. O livro didático de ciências no
ensino fundamental – proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico. Ciência & Educação, v. 9, n. 1, p. 1, p. 93-104, 2003.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
CARTA DE AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO ON LINE
CONCESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
O(s) autor(es) do trabalho acadêmico enviado à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE, por ser(em) titular(es) da propriedade literária do mesmo, assume(m) integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros e, caso infrinja, as devidas responsabilidades legais relacionadas a Direitos Autorais do material recaem sobre o(s) autor(es) do texto em questão. Desta forma, autoriza(m) a edição de seu trabalho e concede(m) à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA CAp-UFPE permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o citado artigo impresso em papel ou on line, na referida Revista em número e volume ainda a serem definidos pela sua Comissão Editorial. Tal concessão não terá caráter oneroso para a UFPE ou para a Comissão Editorial da Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, ou seja, não haverá remuneração sob qualquer modalidade pela utilização do referido material, tendo o mesmo o caráter de colaboração. O(s) autor(es) compromete(m)-se a assegurar o uso e gozo da obra à Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA, que poderá explorá-la com exclusividade nas edições que fizer e compromete(m)-se também a não autorizar(em) terceiros a transcreverem ou traduzirem parte ou totalidade da obra sem expressa autorização da Comissão Editorial desta Revista, cabendo ao infrator as penas da legislação em vigor. O(s) autor(es) asseguram ainda que revisou(aram) a forma final do trabalho e o aprovou(aram) para publicação. À Revista CADERNOS DE ESTUDOS E PESQUISA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – Comissão Editorial, reserva-se o direito de modificar o texto, em consulta ao/a/aos/as autor/es/a/as, incluindo reformulações na linguagem, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação.
Os conteúdos da Revista Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.