A PROPOSTA RUSSA DE EDUCAÇÃO SOCIALISTA: O LEGADO DE NADEZHDA KONSTATINOVNA KRUPSKAYA E A SUA INFLUÊNCIA NO BRASIL

Autores

  • Carlos Bauer Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Nove de Julho (Uninove), São Paulo, Brasil.
  • Isabella DELCORSO Universidade Nove de Julho (Uninove), São Paulo, Brasil.
  • Sebastião Carlos PEREIRA FILHO Universidade Nove de Julho (Uninove), São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2022.v4.n16.p34-52

Palavras-chave:

Educação socialista, História da educação, Krupskaya, MST.

Resumo

 

Este artigo estuda a contribuição da educadora e revolucionária russa Nadezhda Konstantinovna Krupskaya (1869-1939) e a construção da proposta de uma pedagogia socialista. Entre 1917 e 1933, após a tomada do poder pelos bolcheviques na Rússia, Krupskaya ocupa cargos no Ministério da Educação (Narkompros) e na Seção Pedagógica da Comissão Científica Estatal. Sua proposta se baseia numa crítica ideológica ao papel da escola como instrumento de educação de massas pelas classes dominantes, capitalistas, e o papel da educação numa futura sociedade sem classes. Observamos a transição da escola de ensino burguesa para uma escola do trabalho, socialista, e sua concepção politecnicista. Suas propostas inspiram experiências de movimentos sociais de trabalhadores, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Brasil. Buscamos compreender os avanços e os limites dessa pioneira iniciativa pedagógica, que superou séculos de opressão, erradicou o analfabetismo e possibilitou o acesso da população à educação.

Biografia do Autor

Carlos Bauer, Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Nove de Julho (Uninove), São Paulo, Brasil.

Bolsista de Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Nove de Julho (Uninove), São Paulo, Brasil.

Isabella DELCORSO, Universidade Nove de Julho (Uninove), São Paulo, Brasil.

Doutoranda em Educação e pesquisadora do Grupo de História e Teoria da Profissão Docente e do Educador Social (Gruphis), do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Nove de Julho (Uninove), São Paulo, Brasil.

Sebastião Carlos PEREIRA FILHO, Universidade Nove de Julho (Uninove), São Paulo, Brasil.

Mestre em Educação e pesquisador do Grupo de História e Teoria da Profissão Docente e do Educador Social (Gruphis), do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Nove de Julho (Uninove), São Paulo, Brasil.

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Publicado

2022-05-11

Como Citar

Bauer, C., DELCORSO, I., & PEREIRA FILHO, S. C. (2022). A PROPOSTA RUSSA DE EDUCAÇÃO SOCIALISTA: O LEGADO DE NADEZHDA KONSTATINOVNA KRUPSKAYA E A SUA INFLUÊNCIA NO BRASIL. Revista Debates Insubmissos, 5(16), 34–52. https://doi.org/10.32359/debin2022.v4.n16.p34-52

Edição

Seção

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