POLÍTICAS GLOBAIS E INFLUÊNCIAS NA AGENDA PARA A FORMAÇÃO SUPERIOR EM SAÚDE NO BRASIL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2019.v2.n8.p10-38

Keywords:

políticas educacionais, influências internacionais, agenda para formação de profissionais de saúde, perfil de formação, ensino superior, Brasil.

Abstract

As crescentesalterações políticas, sociais e econômicas das sociedades contemporâneas têm trazido aos sistemas educativos novos desafios, nomeadamente quanto aos modelos, e qualidade, deformação profissional.  Focado na problemática da formação superior o presente artigo tem como objetivo compreender influências de políticas globais em currículos locais para formação de profissionais que atuam no campo da saúde no Brasil.Convocam-se contributos de autores que discutem o campo global das políticas educacionais (Rawolle & Lingard, 2013), da abordagem do ciclo de políticas (policy cycle approach) (Ball & Bowe, 2001) e de contribuições de Roger Dale (2004) Education policy e Thomas Popkewitz (2016) conhecimento como prática política.Do ponto de vista metodológico analisam-se relatórios provindos do BM, UNESCO e OCDE publicados entre os anos de 2000 e 2018 e orientações, neles enunciadas, relativas à formação de profissionais de saúde.A análise permitiu constatar que os relatórios contemplam orientações para a formação alinhadas com políticas neoliberais e sintonizadas com o mercado de trabalho. Preconiza-se um perfil de formação voltado para a atenção integral das pessoas, famílias, grupos sociais e comunidades, com aproximação entre serviços de saúde, o contexto local e as instâncias formadoras de profissionais de nível superior. Os resultados apontam ainda para a existência de influências internacionais na agenda da política de Educação Superior no Brasil e nas políticas de Educação em Saúde, em particular. 

Author Biography

Andréa Echeverria Arraes de Alencar, Faculdade Pernambucana de Saúde Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal

Coordenação de Graduação em Psicologia na Faculdade Pernambucana de Saúde

Psicóloga

Atuação em Educação

Doutoramento em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, Portugal

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Published

2020-05-06

How to Cite

Arraes de Alencar, A. E. (2020). POLÍTICAS GLOBAIS E INFLUÊNCIAS NA AGENDA PARA A FORMAÇÃO SUPERIOR EM SAÚDE NO BRASIL. Revista Debates Insubmissos, 3(8), 10–38. https://doi.org/10.32359/debin2019.v2.n8.p10-38

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