ANÁLISE DO DESEMPENHO DE ALUNOS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PROFISSIONAL TECNOLÓGICA A PARTIR DE UM MODELO DE INGRESSO

Autores

  • LUCILEILA DO ROSARIO QUEIROZ Centro Paula Souza
  • ADRIANE CAMARGO REZENDE PERDIGÃO Centro Paula Souza
  • ROBERTO KANAANE Centro Paula Souza

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n23.p59-74

Palavras-chave:

Educação Superior, Ingresso, Desempenho

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar se existe diferença no desempenho dos alunos de uma Instituição de Ensino Superior Profissional Tecnológica, sob a ótica da modalidade de ingresso (vestibular com prova escrita vs análise do histórico escolar). Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva, com abordagem qualiquanti, usando o método de estudo de caso comparativo e observação participante, triangulados com análise estatística das médias das notas dos alunos. Os resultados obtidos constataram que existe diferença entre as médias das notas dos alunos em valores absolutos, porém tal diferença não é estatisticamente significante, com 95% de confiança, de acordo com o teste t de comparação de médias independentes. A pesquisa pode contribuir com a reflexão sobre o tema abordado, entretanto, sugere-se que distintas investigações sejam realizadas com outros grupos e em outras instituições para que se seja possível ampliar a reflexão acerca das metodologias adotadas para ingresso dos estudantes e os respectivos impactos no desempenho acadêmico.

Biografia do Autor

LUCILEILA DO ROSARIO QUEIROZ, Centro Paula Souza

Mestre em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos pelo Centro Paula Souza. Especialista em Docência para o Ensino Superior pelo Centro Universitário Sumaré, em Gestão Pública pela UMC e em Admininstração Pública pela Escola de Contas do TCM/SP. Bacharel em Direito pela UNIBAN e em Teologia pela Faculdade de Vitória.

ADRIANE CAMARGO REZENDE PERDIGÃO, Centro Paula Souza

Mestre em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional pelo Centro Paula Souza. Licenciada em Pedagogia pela PUC SP.

ROBERTO KANAANE, Centro Paula Souza

Doutor e Mestre em Ciências, Psicólogo. Professor e Orientador do Programa de Mestrado Profissional do Centro Paula Souza e da FATEC/SP. Membro da Academia Paulista de Psicologia cad 21. Diretor da Roka Consultoria em Gestão de Pessoas.

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Publicado

2024-01-29

Como Citar

QUEIROZ, L. D. R., PERDIGÃO, A. C. R., & KANAANE, R. (2024). ANÁLISE DO DESEMPENHO DE ALUNOS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PROFISSIONAL TECNOLÓGICA A PARTIR DE UM MODELO DE INGRESSO. Revista Debates Insubmissos, 6(23), 59–74. https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n23.p59-74

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