APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ – EDUCAÇÃO, EPISTEMOLOGIAS DECOLONIAIS E INTERSECCIONALIDADES
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n20.p149-157Resumo
APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ – EDUCAÇÃO, EPISTEMOLOGIAS DECOLONIAIS E INTERSECCIONALIDADESReferências
ACHINTE, Adolfo Albán. Pedagogías de la Re-existencia: Artistas indígenas y
afrocolumbianos. In: MIGNOLO, Walter; PALERMO, Zulma. Arte y estética en la
encrucijada descolonial. Buenos Aires: Ediciones Del Signo, 2009.
COLLINS, Patrícia Hill; BILGE, Sirma. Interseccionalidade. Tradução Rane Souza. São
Paulo: Boitempo, 2021.
COLLINS, Patrícia Hill. Pensamento feminista negro: conhecimento, consciência e a
política do empoderamento. Tradução Jamille Pinheiro Dias. São Paulo: Boitempo, 2019.
CRENSHAW, Kimberlé Williams. Demarginalizing the Intersection of race and Sex: a
Black Feminist Critique of Anti-Discrimination Doctrine, Feminist Theory, and AntiRacist Politics. University of Chicago Legal Forum, v. 140, p. 139-167, 1989.
ESCOBAR, Arthuro. Desde Abajo, Por la izquierda, y com la tierra: la diferencia da Abya
Yala/Afro/Latino/América. In: WALSH, Catherine. Pedagogías Decoloniales: prácticas
insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Tomo II – Serie Pensamento Decolonial.
Quito-Ecuador: Ediciones Abya-Yala, 2017.
ESCOBAR, Arthuro. Mundos y conocimientos de otro modo: el programa de
investigación modernidad/colonialidad latinoamericano. Tabula Rasa, Bogotá-Colômbia.
n. 1, p. 58-86, enero-diciembre, 2003.
FANON, Frantz. Os condenados da Terra. Tradução José Laurênio de Melo. Rio de Janeiro:
Brasileiras, 1968.
FANON, Frantz. Pele Negra, Máscaras Brancas. Tradução Renato da Silveira. Salvador:
EDUFBA, 2008.
FERNANDES, Mille Caroline Rodrigues. De Angola à Nilo Peçanha: Traços da Trajetória
Histórica e da Resistência Cultural dos Povos Kongo/Angola na Região do Baixo Sul.
REVISTA DEBATES INSUBMISSOS, Caruaru, PE. Brasil, Ano 6, v.6, nº 20, jan./maio. 2023. ISSN: 2595-2803
Endereço: https://periodicos.ufpe.br/revistas/debatesinsubmissos/
f. Tese (Doutorado em Educação e Contemporaneidade) – Departamento de Educação,
Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2020.
FERNANDES, Mille Caroline Rodrigues. Inflexão Decolonial/Descolonial na Pesquisa
Etnográfica em Angola: Interpelações, Desprendimentos e Estratégias de Transgressão.
REVUE D'ÉTUDES DÉCOLONIALES, França. v. 6, p. 1-19, 2021.
GATTI, Bernardete Angelina. Formação inicial de professores para a educação básica:
pesquisas e políticas educacionais. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 25, n.
, p. 24–54, 2014. DOI: 10.18222/eae255720142823. Disponível em:
https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2823. Acesso em: 26 abril 2023.
GROSFOGUEL, Ramón. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos
pós-coloniais: Transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. In:
SANTOS, Boaventura de Sousa;
hooks, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução
Marcelo Brandão Cipolla. 2 ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.
MENEZES, Maria Paula. (Org.). Epistemologias do Sul. Coimbra, Portugal: Almedina.
MALDONADO-TORRES, Nelson. Analítica da colonialidade e da descolonialidade: algumas
dimensões básicas. In: BERNADINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson;
GROSFOGUEL, Ramón. Decolonialidade e Pensamento Afrodiaspórico. 2. ed. Coleção
Cultura Negra e Identidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
OYĚWÙMÍ, Oyèrónkẹ. A invenção das mulheres: construindo um sentido africano para
os discursos ocidentais de gênero. Tradução Wanderson Flor do Nascimento. Rio de
Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.
OYĚWÙMÍ, Oyèrónkẹ. Visualizing the Body: Western Teories and African Subjects.
Tradução de Wanderson Flor do Nascimento. In: COETZEE, Peter H.; ROUX, Abraham P. J.
(Eds). The African Philosophy Reader. New York: Routledge, 2002, p. 391-415.
PEIXOTO, Fabiana de Lima. Encruzilhada de saberes em tempos de cólera: currículo
decolonial e pedagogias da escrevivência. Revista Teias (PROPRED/UERJ). Rio de Janeiro,
v. 21, n. 62, jul./set., p. 116-130, 2020.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del Poder, Eurocentrismo y América Latina. In: LANDER,
Edgardo (org.). La Colonialidad del Saber: eurocentrimo y ciências sociales. Perspectivas
Latinoamericanas. Buenos Aires: CLACSO, 1993.
REVISTA DEBATES INSUBMISSOS, Caruaru, PE. Brasil, Ano 6, v.6, nº 20, jan./maio. 2023. ISSN: 2595-2803
Endereço: https://periodicos.ufpe.br/revistas/debatesinsubmissos/
QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del poder y clasificación social. In: CASTRO-GÓMEZ, S.;
GROSFOGUEL, R. (org.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica
mas allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores, p. 93-127, 2007.
QUIJANO, Aníbal. Otro horizonte de sentido. Revista América Latina en Movimiento. nº
Quito, p. 2-5, fev., 2009. Disponível em < https://www.alainet.org/es/articulo/141203>
Acesso em: 24 de abil de 2023.
WALSH, Catherine. Interculturalidad, Estado, Sociedad: Luchas (De)Coloniales de
Nuestra Época. Quito, Ecuador: Ediciones Abya-Yala, 2009.
WALSH, Catherine. Pedagogías Decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re)existir
y (re)vivir. Tomo I – Serie Pensamento Decolonial. Quito-Ecuador: Ediciones Abya-Yala,
WOODSON, Carter Godwin. A Deseducação do Negro. Tradução Kwame Asafo Nyansafo
Atunda. São Paulo: Medu Neter Livros, 2018
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
