APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ – EDUCAÇÃO, EPISTEMOLOGIAS DECOLONIAIS E INTERSECCIONALIDADES

Autores

  • Mille Caroline Rodrigues Fernandes Departamento de Línguas e Literaturas Africanas (ISCED/Luanda)
  • Bernardete Angelina Gatti Universidade de São Paulo - USP
  • Fabiana de Lima Peixoto

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n20.p149-157

Resumo

APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ – EDUCAÇÃO, EPISTEMOLOGIAS DECOLONIAIS E INTERSECCIONALIDADES

Biografia do Autor

Mille Caroline Rodrigues Fernandes, Departamento de Línguas e Literaturas Africanas (ISCED/Luanda)

Pós-doutoranda em Educação (IEA/USP). Doutora em Educação e Contemporaneidade (PPGEduc/UNEB). Foi Bolsista PDSE/CAPES no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED/Luanda) (2018-2020). Atualmente é Professora de História da África da Educação Básica do Município de Nazaré/BA; Professora Colaboradora no Departamento de Línguas e Literaturas Africanas (ISCED/Luanda); Professora Colaboradora da Cátedra UNESCO de Estudios Afro-Andinos de la Universidad Andina Simón Bolivar (UASB/Quito). É Pesquisadora do Grupo Memória da Educação na Bahia (PROMEBA/PPGEduc/UNEB) e Vice-líder do Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros em Línguas e Culturas (NGEAALC/UNEB).

Bernardete Angelina Gatti, Universidade de São Paulo - USP

Doutora em Psicologia (Universite de Paris VII - Universite Denis Diderot). Pós-Doutora na Université de Montréal e na Pennsylvania State University. Atualmente é Docente aposentada da USP e Membra titular da Academia Paulista de Educação (Cadeira nº 27). Foi professora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação da PUC-SP. Simultaneamente foi Pesquisadora Sênior na Fundação Carlos Chagas, aí exercendo os cargos de Coordenadora do Departamento de Pesquisas Educacionais e de Superintendente de Educação e Pesquisa. Foi membro e presidiu o Comitê Científico - Educação do CNPq e foi coordenadora da área de Educação da CAPES. Atuou como Consultora da UNESCO e de outros organismos nacionais e internacionais.

Fabiana de Lima Peixoto

Pós-doutora em Educação (IEA/USP). Doutora em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia (2011). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Jorge Amado, Itabuna/BA, atuando nas áreas de Artes e Ciências Humanas e Sociais. Com experiência nas áreas de Educação e relações étnico-raciais, Estudos Literários e Culturais. Tem trabalhado com produção literária afrobrasileira, relações raciais na educação, artes negrodescendentes e diaspóricas, culturas africanas e afro-brasileira, ensino de literatura, produção de material didático em educação para as relações étnico-raciais, saberes tradicionais, educação integral, formação de professores. É pesquisadora do Núcleo de Pesquisas Afro-Brasileiras em Artes, Tradições e Ensinagens (ALDEIA/UFSB).

Referências

ACHINTE, Adolfo Albán. Pedagogías de la Re-existencia: Artistas indígenas y

afrocolumbianos. In: MIGNOLO, Walter; PALERMO, Zulma. Arte y estética en la

encrucijada descolonial. Buenos Aires: Ediciones Del Signo, 2009.

COLLINS, Patrícia Hill; BILGE, Sirma. Interseccionalidade. Tradução Rane Souza. São

Paulo: Boitempo, 2021.

COLLINS, Patrícia Hill. Pensamento feminista negro: conhecimento, consciência e a

política do empoderamento. Tradução Jamille Pinheiro Dias. São Paulo: Boitempo, 2019.

CRENSHAW, Kimberlé Williams. Demarginalizing the Intersection of race and Sex: a

Black Feminist Critique of Anti-Discrimination Doctrine, Feminist Theory, and AntiRacist Politics. University of Chicago Legal Forum, v. 140, p. 139-167, 1989.

ESCOBAR, Arthuro. Desde Abajo, Por la izquierda, y com la tierra: la diferencia da Abya

Yala/Afro/Latino/América. In: WALSH, Catherine. Pedagogías Decoloniales: prácticas

insurgentes de resistir, (re)existir y (re)vivir. Tomo II – Serie Pensamento Decolonial.

Quito-Ecuador: Ediciones Abya-Yala, 2017.

ESCOBAR, Arthuro. Mundos y conocimientos de otro modo: el programa de

investigación modernidad/colonialidad latinoamericano. Tabula Rasa, Bogotá-Colômbia.

n. 1, p. 58-86, enero-diciembre, 2003.

FANON, Frantz. Os condenados da Terra. Tradução José Laurênio de Melo. Rio de Janeiro:

Brasileiras, 1968.

FANON, Frantz. Pele Negra, Máscaras Brancas. Tradução Renato da Silveira. Salvador:

EDUFBA, 2008.

FERNANDES, Mille Caroline Rodrigues. De Angola à Nilo Peçanha: Traços da Trajetória

Histórica e da Resistência Cultural dos Povos Kongo/Angola na Região do Baixo Sul.

REVISTA DEBATES INSUBMISSOS, Caruaru, PE. Brasil, Ano 6, v.6, nº 20, jan./maio. 2023. ISSN: 2595-2803

Endereço: https://periodicos.ufpe.br/revistas/debatesinsubmissos/

f. Tese (Doutorado em Educação e Contemporaneidade) – Departamento de Educação,

Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2020.

FERNANDES, Mille Caroline Rodrigues. Inflexão Decolonial/Descolonial na Pesquisa

Etnográfica em Angola: Interpelações, Desprendimentos e Estratégias de Transgressão.

REVUE D'ÉTUDES DÉCOLONIALES, França. v. 6, p. 1-19, 2021.

GATTI, Bernardete Angelina. Formação inicial de professores para a educação básica:

pesquisas e políticas educacionais. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 25, n.

, p. 24–54, 2014. DOI: 10.18222/eae255720142823. Disponível em:

https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2823. Acesso em: 26 abril 2023.

GROSFOGUEL, Ramón. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos

pós-coloniais: Transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. In:

SANTOS, Boaventura de Sousa;

hooks, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. Tradução

Marcelo Brandão Cipolla. 2 ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2017.

MENEZES, Maria Paula. (Org.). Epistemologias do Sul. Coimbra, Portugal: Almedina.

MALDONADO-TORRES, Nelson. Analítica da colonialidade e da descolonialidade: algumas

dimensões básicas. In: BERNADINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson;

GROSFOGUEL, Ramón. Decolonialidade e Pensamento Afrodiaspórico. 2. ed. Coleção

Cultura Negra e Identidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

OYĚWÙMÍ, Oyèrónkẹ. A invenção das mulheres: construindo um sentido africano para

os discursos ocidentais de gênero. Tradução Wanderson Flor do Nascimento. Rio de

Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.

OYĚWÙMÍ, Oyèrónkẹ. Visualizing the Body: Western Teories and African Subjects.

Tradução de Wanderson Flor do Nascimento. In: COETZEE, Peter H.; ROUX, Abraham P. J.

(Eds). The African Philosophy Reader. New York: Routledge, 2002, p. 391-415.

PEIXOTO, Fabiana de Lima. Encruzilhada de saberes em tempos de cólera: currículo

decolonial e pedagogias da escrevivência. Revista Teias (PROPRED/UERJ). Rio de Janeiro,

v. 21, n. 62, jul./set., p. 116-130, 2020.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del Poder, Eurocentrismo y América Latina. In: LANDER,

Edgardo (org.). La Colonialidad del Saber: eurocentrimo y ciências sociales. Perspectivas

Latinoamericanas. Buenos Aires: CLACSO, 1993.

REVISTA DEBATES INSUBMISSOS, Caruaru, PE. Brasil, Ano 6, v.6, nº 20, jan./maio. 2023. ISSN: 2595-2803

Endereço: https://periodicos.ufpe.br/revistas/debatesinsubmissos/

QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del poder y clasificación social. In: CASTRO-GÓMEZ, S.;

GROSFOGUEL, R. (org.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica

mas allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores, p. 93-127, 2007.

QUIJANO, Aníbal. Otro horizonte de sentido. Revista América Latina en Movimiento. nº

Quito, p. 2-5, fev., 2009. Disponível em < https://www.alainet.org/es/articulo/141203>

Acesso em: 24 de abil de 2023.

WALSH, Catherine. Interculturalidad, Estado, Sociedad: Luchas (De)Coloniales de

Nuestra Época. Quito, Ecuador: Ediciones Abya-Yala, 2009.

WALSH, Catherine. Pedagogías Decoloniales: prácticas insurgentes de resistir, (re)existir

y (re)vivir. Tomo I – Serie Pensamento Decolonial. Quito-Ecuador: Ediciones Abya-Yala,

WOODSON, Carter Godwin. A Deseducação do Negro. Tradução Kwame Asafo Nyansafo

Atunda. São Paulo: Medu Neter Livros, 2018

Downloads

Publicado

2023-05-09

Como Citar

Fernandes, M. C. R., Gatti, B. A., & Peixoto, F. de L. (2023). APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ – EDUCAÇÃO, EPISTEMOLOGIAS DECOLONIAIS E INTERSECCIONALIDADES. Revista Debates Insubmissos, 6(20), 149–157. https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n20.p149-157

Edição

Seção

DOSSIÊ: Educação, Epistemologias Decoloniais e Interseccionalidades