APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ ESPECIAL – SABERES DECOLONIAIS, INTERSECCIONALIDADES E EDUCAÇÃO

Authors

  • Mille Caroline Rodrigues Fernandes Departamento de Línguas e Literaturas Africanas (ISCED/Luanda)
  • Luzineide Miranda Borges Universidade Estadual de Santa Cruz - BA
  • Cláudia Miranda Escuela Internacional Más Allá del Decenio Afrodescendiente. (CLACSO)

DOI:

https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n22.p6-10

Keywords:

Educação, saberes decoloniais

Abstract

APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ ESPECIAL – SABERES DECOLONIAIS, INTERSECCIONALIDADES E EDUCAÇÃO

Author Biographies

Mille Caroline Rodrigues Fernandes, Departamento de Línguas e Literaturas Africanas (ISCED/Luanda)

Pós-doutoranda em Educação (IEA/USP). Doutora em Educação e Contemporaneidade (PPGEduc/UNEB). Foi Bolsista PDSE/CAPES no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED/Luanda) (2018-2020). Pedagoga. Professora de História da África (Ensino Fundamental II/Município de Nazaré/BA). Professora Colaboradora no Departamento de Línguas e Literaturas Africanas (ISCED/Luanda). Pesquisadora do Grupo Memória da Educação na Bahia (PROMEBA/PPGEduc/UNEB); Grupo de Pesquisa Formação de Professores/as, Currículo(s), Interculturalidade e Pedagogias Decoloniais (GFPPD/UNIRIO) – Rede Carioca de Etnoeducadoras Negras (RECEN), vinculada ao Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO); e do Grupo de Pesquisa Cyberxirè: Redes Educativas, Juventudes e Diversidade na Cibercultura (UESC). É membra e Vice-coordenadora do Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros em Línguas e Culturas (NGEAALC/UNEB). Desenvolve pesquisas no âmbito da Educação Escolar Kilombola, Currículo e Formação Docente para as Relações Étnicoraciais, História e Cultura dos Povos Bantu-Kongo nos Kilombos do Território de Identidade do BaixoSul/Bahia/Brasil

Luzineide Miranda Borges, Universidade Estadual de Santa Cruz - BA

Doutoranda em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestra em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB, 2008). Especialista em Metodologia do Ensino Superior (2002). Graduada em Pedagogia pela UNEB (2000). Professora Assistente da Universidade Estadual de Santa Cruz - BA. Diretora de Políticas para Povos e Comunidade de Terreiro de Matriz Africana e Povos de Terreiro da Secretaria de Políticas para Quilombolas, Povos e Comunidade de Terreiro de Matriz Africana, Povos de Terreiros e Cigano do Ministério da Igualdade Racial do Governo Federal Brasileiro. Tem experiência em: Gestão e Coordenação Escolar, docência na Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, EAD. Atualmente pesquisa: Redes Educativas, Religiosidade Afrobrasileira, Africanidades, Racismos e Cibercultura

Cláudia Miranda, Escuela Internacional Más Allá del Decenio Afrodescendiente. (CLACSO)

Pós-doutora em Psicossociologia de Comunidades (Programa de Estudos Interdisciplinares de Comunidades e Ecologia Social - EICOS/UFRJ) e Consultora Ad hoc do CNPq. Professora-colaboradora do Black and Indigenous Liberation Movement (BILM), como avaliadora da área temática "Indigenous Peoples, Afrodescendants and Other Epistemologies and Co-production of Knowledge" da Latin American Studies Asociation (LASA). Investigadora do Instituto Afrodescendiente para el estudio, investigación y el desarrollo. Professora do Departamento de Didática e do Programa de Pós-graduação em Educação (UNIRIO). Professora da Especialização e Curso internacional estudios afrolatinoamericanos y caribeños Pensar América Latina y el Caribe es pensar la raza (CLACSO). Formada em Letras (UFRJ). Membro do Grupo de Trabalho Afrodescendência e propostas contra egemônicas (CLACSO). Professora da Escuela Internacional Más Allá del Decenio Afrodescendiente. (CLACSO). Atualmente tem Coordenado projetos de pesquisa sobre “Intercâmbio Colômbia - Brasil: experimentos afrolatinos e diálogos interculturais na produção do conhecimento refletida nas políticas curriculares” e, “Como a Educação Intercultural impacta as políticas e as práticas curriculares no Brasil e na Colômbia: um estudo comparado sobre a participação dos movimentos pedagógicos e as perspectivas de gestores/as e etnoeducadores/as”

References

APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ ESPECIAL – SABERES DECOLONIAIS,

INTERSECCIONALIDADES E EDUCAÇÃO

Published

2024-01-10

How to Cite

Fernandes, M. C. R., Borges, L. M., & Miranda, C. (2024). APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ ESPECIAL – SABERES DECOLONIAIS, INTERSECCIONALIDADES E EDUCAÇÃO. Revista Debates Insubmissos, 6(22), 6–10. https://doi.org/10.32359/debin2023.v6.n22.p6-10

Issue

Section

DOSSIÊ ESPECIAL: SABERES DECOLONIAIS, INTERSECCIONALIDADES E EDUCAÇÃO

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