APONTAMENTOS ACERCA DAS CONCEPÇÕES PARA A EDUCAÇÃO EM MARX E GRAMSCI
DOI:
https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n25.p254-267Palavras-chave:
Palavras-chave: Educação, Escola Unitária, Marx, Gramsci.Resumo
RESUMO
O presente trabalho, mediante revisão de literatura, expõe eixos basilares do pensamento educacional de Marx e Gramsci e demonstra que, embora Marx não tenha destinado uma obra exclusivamente à educação, esta temática está, no corpus marxista, articulada a outros categóricos centrais, tais como a divisão do trabalho e a História. Também compreende que as ideias educacionais deste autor apontam, concomitantemente, para a crítica e a transformação das instituições educacionais de seu tempo, sendo colocadas em duas perspectivas diferentes: curto e médio prazo (propostas específicas consentâneas com eventos históricos concretos) e a longo prazo (o processo educacional relacionado com os princípios do comunismo). Para mais, evidencia o fato de que, em Gramsci, a educação é categoria central, posto que: I- os escrito de Gramsci possuem um caráter educativo; II- na educação, estão organicamente articuladas teoria e prática, cultura e política; III- a escolarização é processo de formação das massas. Nesta sorte, o trabalho expõe a ideia gramsciana de escola unitária, básica, comum, ancorada desinteressadamente na ideia de trabalho como princípio educativo.
Palavras-chave: Educação, Escola Unitária, Marx, Gramsci.
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