APONTAMENTOS ACERCA DAS CONCEPÇÕES PARA A EDUCAÇÃO EM MARX E GRAMSCI

Auteurs

  • Mauro Sérgio Santos da Silva UNB

DOI :

https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n25.p254-267

Mots-clés :

Palavras-chave: Educação, Escola Unitária, Marx, Gramsci.

Résumé

RESUMO

O presente trabalho, mediante revisão de literatura, expõe eixos basilares do pensamento educacional de Marx e Gramsci e demonstra que, embora  Marx não tenha destinado uma obra exclusivamente à educação, esta temática está, no corpus marxista, articulada a outros categóricos centrais, tais como a divisão do trabalho e a História. Também compreende que as ideias educacionais deste autor apontam, concomitantemente, para a crítica e a transformação das instituições educacionais de seu tempo, sendo colocadas em duas perspectivas diferentes: curto e médio prazo (propostas específicas consentâneas com eventos históricos concretos) e a longo prazo (o processo educacional relacionado com os princípios do comunismo). Para mais, evidencia o fato de que, em Gramsci, a educação é categoria central, posto que: I- os escrito de Gramsci possuem um caráter educativo; II- na educação, estão organicamente articuladas teoria e prática, cultura e política; III- a escolarização é processo de formação das massas. Nesta sorte, o trabalho expõe a ideia gramsciana de escola unitária, básica, comum, ancorada desinteressadamente na ideia de trabalho como princípio educativo.

Palavras-chave: Educação, Escola Unitária, Marx, Gramsci.

Références

CASTRO, M.C; RIOS, V.L. Escola e Educação em Gramsci. Revista de Iniciação Científica da FFC. V 7, n3, p.221-228, 2017.

Freire, P. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Centauro, 2001.

GRAMSCI, A. Escritos Políticos volume 1. Lisboa: Seara Nova, 1976.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. Volume 2, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

___________. Os intelectuais e a organização da cultura. Tradução de Carlos Nelson Coutinho. 8ª edição. Rio de Janeiro-RJ: Civilização Brasileira, 1991.

Manacorda, M.A. Marx e a pedagogia Moderna. Trad. Newton Ramos de Oliveira, São Paulo, Cortez,1996.

MELO, M.L; RODRIGUES, D.S. Gramsci e a Educação. Jornada Regional De Estudos E Pesquisas Em Antonio Gramsci: Práxis, Formação Humana e a Luta por uma Nova Hegemonia. Fortaleza: Faculdade de Educação, 2016.

MOCHCOVITCH, Luna Galano. Gramsci e a escola. SP, Ed. Ática, 1990. 80 p.

MONASTA, A. Antônio Gramsci. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010 (Coleção Educadores).

Nogueira, M.A. Educação, saber, produção em Marx e Engels. São Paulo:Cortez, 1990, p.51.

NOSELLA, P. AZEVEDO, M.L.N. A educação em Gramsci. Rev. Teoria e Prática da Educação, v. 15, n. 2, p. 25-33, maio./ago. 2012

ROIO, M. D. Gramsci e a educação do educador. Caderno Cedes, Campinas, vol. 26, n.º 70, p. 311-328, set./dez. 2006. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 02 de abril de 2007.

Téléchargements

Publiée

2024-09-25

Comment citer

Santos da Silva, M. S. (2024). APONTAMENTOS ACERCA DAS CONCEPÇÕES PARA A EDUCAÇÃO EM MARX E GRAMSCI. Revista Debates Insubmissos, 7(25), 254–267. https://doi.org/10.32359/debin2024.v7.n25.p254-267

Numéro

Rubrique

Pautas Insubmissas

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.