DIÁLOGOS DIDÁTICOS MATEMÁTICOS: uma caracterização para a dinâmica comunicativa em fóruns na EaD

Cibelle de Fátima Castro de Assis

Resumo


Este artigo discute os resultados de uma pesquisa de doutorado que investigou a dinâmica da comunicação entre tutores e estudantes e o envolvimento em diálogos voltados para a aprendizagem da Matemática em fóruns de discussão na Educação a Distância - EAD. Realizamos um estudo experimental de observação da disciplina Cálculo Vetorial e Geometria Analítica oferecida por uma Universidade Federal do Nordeste do Brasil que teve o Moodle como ambiente computacional de suporte das atividades acadêmicas. A investigação considerou categorias de comunicação, entre as quais Diálogo Didático Matemático, a partir da qual se buscou caracterizar o processo comunicativo com objetivo de aprendizagem em situações de colaboração. A análise dos dados nos permite afirmar que as interações da categoria citada aconteceram espontaneamente, embora tenham acontecido raramente, durante pouco tempo e envolvendo uma minoria de estudantes. A pesquisa mostrou que as atividades voltadas para promover esses diálogos devem ser estruturadas e para as quais devem ser disponibilizadas ferramentas tecnológicas específicas para que os estudantes manipulem diferentes registros de representação semiótica e se comuniquem com qualidade. Os resultados iluminaram uma perspectiva para o ensino e para a aprendizagem matemática que valoriza a colaboração em fóruns na EaD.  


Palavras-chave


Educação a distância; Matemática; Moodle; Fóruns; Colaboração.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.36397/emteia.v5i3.2196

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN 2177-9309

Contato: revista.emteia@ufpe.br