Diálogos didáticos matemáticos: uma caracterização para a dinâmica comunicativa em fóruns na ead online

Autor/innen

  • Cibelle de Fátima Castro de Assis Universidade Federal da Paraíba

Schlagworte:

educação a distância, matemática, moodle, fóruns, colaboração

Abstract

Este artigo discute os resultados de uma pesquisa de doutorado que investigou a dinâmica da comunicação entre tutores e estudantes e o envolvimento em diálogos voltados para a aprendizagem da Matemática em fóruns de discussão na Educação a Distância - EAD. Realizamos um estudo experimental de observação da disciplina Cálculo Vetorial e Geometria Analítica oferecida por uma Universidade Federal do Nordeste do Brasil que teve o Moodle como ambiente computacional de suporte das atividades acadêmicas. A investigação considerou categorias de comunicação, entre as quais Diálogo Didático Matemático, a partir da qual se buscou caracterizar o processo comunicativo com objetivo de aprendizagem em situações de colaboração. A análise dos dados nos permite afirmar que as interações da categoria citada aconteceram espontaneamente, embora tenham acontecido raramente, durante pouco tempo e envolvendo uma minoria de estudantes. A pesquisa mostrou que as atividades voltadas para promover esses diálogos devem ser estruturadas e para as quais devem ser disponibilizadas ferramentas tecnológicas específicas para que os estudantes manipulem diferentes registros de representação semiótica e se comuniquem com qualidade. Os resultados iluminaram uma perspectiva para o ensino e para a aprendizagem matemática que valoriza a colaboração em fóruns na EaD.

Autor/innen-Biografie

Cibelle de Fátima Castro de Assis, Universidade Federal da Paraíba

Professora co curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal da Paraíba - UFPB e professora do Progarama de Pós-graduação da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB.

Literaturhinweise

ASSIS, Cibelle. Diálogo Didático Matemático na EaD: uma perspectiva para o ensino e aprendizagem em fóruns no Moodle. 2010. 307 pp. Tese (Doutorado) – Programa de Pós graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Recife, 2010.

ALRØ, Helle; SKOVMOSE, Ole. Diálogo e Aprendizagem em Educação Matemática. Coleção Tendências em Matemática. Tradução: Orlando Figueiredo. Belo Horizonte: Autêntica, 2006

ARETIO, Lorenzo Garcia. La educación a distancia. De la teoría a la práctica. Barcelona: Ariel, 2001.

BEHAR, Patricia Alejandra; NOTARE, Márcia Rodrigues. A comunicação matemática on-line por meio do ROODA Exata. In: BEHAR, Patricia Alejandra (Orgs.).Modelos Pedagógicos em Educação a Distância. Porto Alegre: Artmed, 2009. p. 179 -203

DILLEMBURG, Pierre. What do you mean by collaborative learning? Collaborative-learning: Cognitive and Computational Approaches. Oxford: Elsevier, pp.1-19, 1999.

DUVAL, Raymond. Registros de Representações Semióticas e Funcionamento Cognitivo da Compreensão em Matemática. In: MACHADO, Silvia Dias Alcântara (Org.). Aprendizagem Matemática: Representação Semiótica. Campinas, SP: Papirus, 2003, 11-34.

ENGELBRECHT, Johann; HARDING, Ansie. Technologies involved in the teaching of undergraduate mathematics on the web. 2004. Disponível em Acesso em: 30 jan. 2009.

LEVENTHALL, Lyn. Bridging the Gap between Face to Face and Online Maths Tutoring.2004. ICMC -10, Copenhagen. Disponível em < http://dircweb.king.ac.uk/papers/Leventhall_L.H.2004_242915/leventhall_ICME10.pd> Acesso em: 10 fev.2008.

MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação a Distância. Uma visão integrada. São Paulo: Thomson Learning, 2007 (Tradução Roberto Galmanj).

OLIVEIRA, Elsa Guimarães. Educação a distância na transição paradigmática. Campinas, SP: Papirus, 2003.

PALLOFF, Rena; PRATT, Keith. O Aluno Virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line. Tradução: Vinícius Figueira. Porto Alegre: Artmed, 2004, 207 p.

PETERS, Otto. Didática do ensino a distância. Experiências e estágio da discussão numa visão internacional. Rio Grande do Sul: Unisinos, 2006.

YOKAICHIYA, Daniela Kiyoko. Estruturação e avaliação de uma disciplina de Bioquímica a distância baseada no modelo de aprendizagem colaborativa. 2005. 222 p. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

SMITH, Glenn Gordon; FERGUSON, David. Student attrition in mathematics elearning.2005. Australasian Journal of Educational Technology, 21 (3), 323-334.

Veröffentlicht

2015-05-18

Zitationsvorschlag

Assis, C. de F. C. de. (2015). Diálogos didáticos matemáticos: uma caracterização para a dinâmica comunicativa em fóruns na ead online. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 5(3). Abgerufen von https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2196

Ausgabe

Rubrik

ARTIGOS