Diálogos didáticos matemáticos: uma caracterização para a dinâmica comunicativa em fóruns na ead online
Mots-clés :
educação a distância, matemática, moodle, fóruns, colaboraçãoRésumé
Este artigo discute os resultados de uma pesquisa de doutorado que investigou a dinâmica da comunicação entre tutores e estudantes e o envolvimento em diálogos voltados para a aprendizagem da Matemática em fóruns de discussão na Educação a Distância - EAD. Realizamos um estudo experimental de observação da disciplina Cálculo Vetorial e Geometria Analítica oferecida por uma Universidade Federal do Nordeste do Brasil que teve o Moodle como ambiente computacional de suporte das atividades acadêmicas. A investigação considerou categorias de comunicação, entre as quais Diálogo Didático Matemático, a partir da qual se buscou caracterizar o processo comunicativo com objetivo de aprendizagem em situações de colaboração. A análise dos dados nos permite afirmar que as interações da categoria citada aconteceram espontaneamente, embora tenham acontecido raramente, durante pouco tempo e envolvendo uma minoria de estudantes. A pesquisa mostrou que as atividades voltadas para promover esses diálogos devem ser estruturadas e para as quais devem ser disponibilizadas ferramentas tecnológicas específicas para que os estudantes manipulem diferentes registros de representação semiótica e se comuniquem com qualidade. Os resultados iluminaram uma perspectiva para o ensino e para a aprendizagem matemática que valoriza a colaboração em fóruns na EaD.
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