O USO DE MANIPULÁVEIS NA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS EM UMA AULA DE MATEMÁTICA

Jamille Vilas Boas, Jonei Cerqueira Barbosa

Resumo


Neste artigo, analisamos como alunos participam de uma aula de matemática usando materiais manipuláveis. Uma aula do nono ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública de Salvador, na qual alunos utilizaram materiais manipuláveis, foi observada e analisada. Utilizamos algumas noções teóricas sobre a aprendizagem situada, tal como formulada por Jean Lave e Etienne Wenger, para analisar os dados coletados. Concluímos que os alunos podem participar de uma aula desta natureza, reconhecendo manipuláveis como objetos matemáticos, definindo elementos de objetos matemáticos nos manipuláveis, além de justificar algoritmos matemáticos por meio de manipuláveis.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ISSN 2177-9309

Contato: sergio.abranches@gmail.com