O uso de manipuláveis na participação dos alunos em uma aula de matemática
Schlagworte:
participação, materiais manipuláveis, ensino de matemáticaAbstract
Neste artigo, analisamos como alunos participam de uma aula de matemática usando materiais manipuláveis. Uma aula do nono ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública de Salvador, na qual alunos utilizaram materiais manipuláveis, foi observada e analisada. Utilizamos algumas noções teóricas sobre a aprendizagem situada, tal como formulada por Jean Lave e Etienne Wenger, para analisar os dados coletados. Concluímos que os alunos podem participar de uma aula desta natureza, reconhecendo manipuláveis como objetos matemáticos, definindo elementos de objetos matemáticos nos manipuláveis, além de justificar algoritmos matemáticos por meio de manipuláveis.
Literaturhinweise
ADLER, P. A.; ADLER, P. Observational techniques. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (Orgs.). Handbook of qualitative research. Thousand Oaks:Sage, 1994. p. 377-392.
CHARMAZ, K. Constructing Grounded Theory: a practical guide through qualitative analysis. London: Sage, 2006.
CLEMENTS, D. H. ‘Concrete’ manipulatives, concrete ideas. Contemporary Issues in Early Childhood, Oxford-UK,n. 1, p. 1-16,1999.
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Introduction. In:DENZIN, N. K.; LINCOLN. Y. S. (Orgs). Handbook of qualitative research. Thousand Oaks:Sage, 2005. p. 1-29.
FERNANDES, E. Rethinking Success and Failure in Mathematics Learning: The Role of Participation. In: MATOS, J. F.; VELOSO, P.; YASUKAWA, K. (Orgs.). Proceedings of the Fifth International Mathematics Education and Society Conference. Lisboa:Universidade de Lisboa, 2008.
GELLERT, U. Didactic material confronted with the concept of mathematical literacy. Educational Studies in Mathematics, Springer,v. 55, p. 163-179, 2004.
GODINO, J. D.; BATANERO, C. Significado institucional y personal de los objetos matemáticos. Recherches en Didactique des Mathématiques, La Pensée Sauvage, Éditions,v. 14, n. 3, pp. 325-355,1994.
HERBEL-EISENMANN, B.; WAGNER, D. In the middle of nowhere: how a textbook can position the mathematics learner. In: CONFERENCE of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, 29. 2005. Disponível na internet. <http://www.emis.de/proceedings/PME29/PME29RRPapers/PME29Vol3HerbelEisenmannEtAl.pdf>. Acesso em 23 de setembro de 2012.
KAMII, C.; LEWIS, B. A.; KIRKLAND, L. Manipulatives: When are they useful? Journal of Mathematics Behavior, Elsevier,v. 20, pp. 21-31. 2001.
LAMBERTY, K.K.; KOLODNER, J. L. Exploring Digital Quilt Design Using Manipulatives as a Math Learning Tool. In: BELL, R.; STEVENS, T.; SATWICZ (Orgs.).Keeping Learning Complex: The proceedings of the Fifth International Conference of the Learning Sciences (ICLS). Mahwah, Erlbaum, 2002. p. 552-553.
LAVE, J.; WENGER, E. Situated learning: Legitimate peripheral participation. New York:Cambridge University Press, 1991.
LORENZATO, S. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, S. (Orgs.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. São Paulo:Autores Associados, 2006. p. 3-38.
MATOS, J. F. Aprendizagem e Prática Social: Contributos para a Construção de Ferramentas de Análise da Aprendizagem Matemática Escolar. Actas da II Escola de Verão. Sessão de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Santarém, 1999.
MATOS, J. M.; SERRAZINA, M. L. Didáctica da matemática. Lisboa: Universidade Aberta, 1996.
MOYER, P. S. Are We HavingFun Yet? How Teachers Use Manipulatives to Teach Mathematics. Journal Educational Studies in Mathematics, Springer,v. 47,p. 175-197, 2001.
PAIS, L. C. Uma análise do significado da utilização de recursos didáticos no ensino da geometria. 2001. Disponível na internet. http://www.ufrrj.br/emanped/paginas/conteudo_producoes/docs_23/analise_significado.pdf. Acesso em 23 de setembro de 2012.
SANTANA, E. Manipulative material and representational material. In: Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, 32. México, 2008. Anais. v. 4, p. 225-232.
WATSON, A.; WINBOURNE, P. Introduction. In: WATSON, A.; WINBOURNE, P. (Orgs.).New directions for situated cognition in mathematics education. Melbourne:Mathematics Education Library,2008. p. 1-12.
WENGER, E. Communities of Practices Learning, Meaning, and Identity. Cambridge:Cambridge University Press, 1998.
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Em Teia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work.
d. This license allows reusers to copy and distribute the material in any medium or format in unadapted form only, for noncommercial purposes only, and only so long as attribution is given to the creator.

