O uso de manipuláveis na participação dos alunos em uma aula de matemática

Autores

  • Jamille Vilas Boas Instituto Federal da Bahia
  • Jonei Cerqueira Barbosa Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

participação, materiais manipuláveis, ensino de matemática

Resumo

Neste artigo, analisamos como alunos participam de uma aula de matemática usando materiais manipuláveis. Uma aula do nono ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública de Salvador, na qual alunos utilizaram materiais manipuláveis, foi observada e analisada. Utilizamos algumas noções teóricas sobre a aprendizagem situada, tal como formulada por Jean Lave e Etienne Wenger, para analisar os dados coletados. Concluímos que os alunos podem participar de uma aula desta natureza, reconhecendo manipuláveis como objetos matemáticos, definindo elementos de objetos matemáticos nos manipuláveis, além de justificar algoritmos matemáticos por meio de manipuláveis.

Referências

ADLER, P. A.; ADLER, P. Observational techniques. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (Orgs.). Handbook of qualitative research. Thousand Oaks:Sage, 1994. p. 377-392.

CHARMAZ, K. Constructing Grounded Theory: a practical guide through qualitative analysis. London: Sage, 2006.

CLEMENTS, D. H. ‘Concrete’ manipulatives, concrete ideas. Contemporary Issues in Early Childhood, Oxford-UK,n. 1, p. 1-16,1999.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. Introduction. In:DENZIN, N. K.; LINCOLN. Y. S. (Orgs). Handbook of qualitative research. Thousand Oaks:Sage, 2005. p. 1-29.

FERNANDES, E. Rethinking Success and Failure in Mathematics Learning: The Role of Participation. In: MATOS, J. F.; VELOSO, P.; YASUKAWA, K. (Orgs.). Proceedings of the Fifth International Mathematics Education and Society Conference. Lisboa:Universidade de Lisboa, 2008.

GELLERT, U. Didactic material confronted with the concept of mathematical literacy. Educational Studies in Mathematics, Springer,v. 55, p. 163-179, 2004.

GODINO, J. D.; BATANERO, C. Significado institucional y personal de los objetos matemáticos. Recherches en Didactique des Mathématiques, La Pensée Sauvage, Éditions,v. 14, n. 3, pp. 325-355,1994.

HERBEL-EISENMANN, B.; WAGNER, D. In the middle of nowhere: how a textbook can position the mathematics learner. In: CONFERENCE of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, 29. 2005. Disponível na internet. <http://www.emis.de/proceedings/PME29/PME29RRPapers/PME29Vol3HerbelEisenmannEtAl.pdf>. Acesso em 23 de setembro de 2012.

KAMII, C.; LEWIS, B. A.; KIRKLAND, L. Manipulatives: When are they useful? Journal of Mathematics Behavior, Elsevier,v. 20, pp. 21-31. 2001.

LAMBERTY, K.K.; KOLODNER, J. L. Exploring Digital Quilt Design Using Manipulatives as a Math Learning Tool. In: BELL, R.; STEVENS, T.; SATWICZ (Orgs.).Keeping Learning Complex: The proceedings of the Fifth International Conference of the Learning Sciences (ICLS). Mahwah, Erlbaum, 2002. p. 552-553.

LAVE, J.; WENGER, E. Situated learning: Legitimate peripheral participation. New York:Cambridge University Press, 1991.

LORENZATO, S. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, S. (Orgs.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. São Paulo:Autores Associados, 2006. p. 3-38.

MATOS, J. F. Aprendizagem e Prática Social: Contributos para a Construção de Ferramentas de Análise da Aprendizagem Matemática Escolar. Actas da II Escola de Verão. Sessão de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, Santarém, 1999.

MATOS, J. M.; SERRAZINA, M. L. Didáctica da matemática. Lisboa: Universidade Aberta, 1996.

MOYER, P. S. Are We HavingFun Yet? How Teachers Use Manipulatives to Teach Mathematics. Journal Educational Studies in Mathematics, Springer,v. 47,p. 175-197, 2001.

PAIS, L. C. Uma análise do significado da utilização de recursos didáticos no ensino da geometria. 2001. Disponível na internet. http://www.ufrrj.br/emanped/paginas/conteudo_producoes/docs_23/analise_significado.pdf. Acesso em 23 de setembro de 2012.

SANTANA, E. Manipulative material and representational material. In: Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education, 32. México, 2008. Anais. v. 4, p. 225-232.

WATSON, A.; WINBOURNE, P. Introduction. In: WATSON, A.; WINBOURNE, P. (Orgs.).New directions for situated cognition in mathematics education. Melbourne:Mathematics Education Library,2008. p. 1-12.

WENGER, E. Communities of Practices Learning, Meaning, and Identity. Cambridge:Cambridge University Press, 1998.

Downloads

Publicado

2013-12-07

Como Citar

Boas, J. V., & Barbosa, J. C. (2013). O uso de manipuláveis na participação dos alunos em uma aula de matemática. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 4(3). Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2225

Edição

Seção

ARTIGOS